João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove qualificação para servidores da hemorrede de Patos

sexta-feira, 19 de outubro de 2012 - 17:40 - Fotos: 

Funcionários da hemorrede da região de Patos estão participando do curso técnico de Hemoterapia oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A aula inaugural aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos.

Segundo o coordenador do curso, Pedro Rodrigues, o objetivo é mudar hábitos e práticas que fogem aos protocolos do funcionamento da hemorrede. “São vícios adquiridos ao longo da profissão, como nos aspectos de biossegurança. Muitas vezes eles sabem fazer a prática muito bem, porém desconhecem a parte técnica”, explicou.

O curso terá uma duração de 1.700 horas-aulas e terá como facilitadores Aretusa Delfino, Maria Luiza Silva, Pedro Jorge, Sonigley Araújo e Cléssia Morato. Na aula inaugural, o coordenador do curso de Hemoterapia, Pedro Rodrigues, fez uma explanação sobre como será a qualificação técnica, o cronograma, conteúdo e vantagens para os funcionários e população, que terá acesso a serviços mais seguros e humanizados. Serão trabalhados três módulos: Introdução à hemoterapia; Fundamentos e Ação em Hemoterapia e Processo de trabalho no ciclo do sangue.

Atualmente, além do “Curso Técnico em Hemoterapia”, o Cefor oferece os cursos “Técnico em Enfermagem”, na Capital; “Técnico em Vigilância em Saúde”, em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité; e a “Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde”, para 42 Turmas em 21 cidades.

Em novembro está previsto o início de mais duas turmas do Curso Técnico em “Vigilância em Saúde”, em Guarabira e Bananeiras; quatro turmas no curso de “Saúde Bucal”, pela primeira vez ofertado na Paraíba (João Pessoa, Sapé, Guarabira e Bananeiras) e o “Curso Técnico em Enfermagem (Complementação)”, com uma turma em Guarabira.

Este ano, além dos cursos técnicos, o Cefor inovou oferecendo Cursos de Pós-Graduação (Latu-sensu), em parceria com as Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Atualmente, estão sendo ofertadas três especializações: “Especialização em Política e Gestão do Cuidado, com ênfase no Apoio Matricial”, para 100 trabalhadores, entre gerentes regionais, apoiadores matriciais das regiões e da Secretaria Estadual de Saúde; “Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (ProgeSUS), para 30 profissionais que atuam na área de gestão do trabalho, e “Especialização em Gestão Pedagógica (Cegepe)”, para 29 funcionários das Escolas Técnicas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.