João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Qualificação em Sala de Vacina para equipes de saúde do sistema prisional

domingo, 7 de abril de 2013 - 13:42 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Imunização e em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária,  realiza a partir desta segunda-feira (8) até sexta-feira (12) uma Qualificação em Sala de Vacina para as equipes de saúde do sistema prisional. O curso será realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, com uma carga horária de 40 horas.

De acordo com Maria do Carmo Carneiro Guedes Santiago, técnica do Núcleo de Imunizações da SES, o objetivo do curso, que  será ministrado pelos técnicos da SES,  é preparar, qualificar e atualizar 32 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuarem nas salas de vacina com segurança, otimizando a melhoria do serviço.

O treinamento abordará o calendário básico de vacinação, informações referentes à administração e conservação das vacinas. “Todos os enfermeiros têm que estar aptos e entendidos da estrutura do PNI (Programa Nacional de Imunizações), aperfeiçoando conhecimentos, habilidades, estimulando a compreensão e entendimento da vacinação como atividade inerente ao conjunto de ações da atenção primária em saúde no contexto de uma sala de vacina, sob a responsabilidade de uma equipe de saúde, integrantes do SUS”, enfatizou Maria do Carmo.