Fale Conosco

15 de maio de 2013

Governo promove oficina para profissionais de saúde sobre Tuberculose em Campina Grande



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) e Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), realiza até quinta-feira (16) a oficina para Orientação nos Procedimentos Padronizados para Busca Ativa, Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras para o Diagnóstico da Tuberculose através da Baciloscopia.

A oficina está sendo realizada no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em Campina Grande e tem por objetivo interagir e sensibilizar os municípios sobre a tuberculose. “Essa oficina é maneira do LACEN/PB interagir com os municípios da 3º Gerência Regional de Saúde (GRS) e articular com todos os atores envolvidos no diagnóstico, tratamento e controle da Tuberculose”, disse Gerlânia Sarmento, diretora técnica do Lacen-PB.

A oficina tem como público alvo todo profissional envolvido com o diagnóstico, tratamento e controle da tuberculose. Foram convidados os Serviços Municipais de Saúde que integram a 3º GRS, com ênfase ao profissional da Atenção Básica. Será enfatizada a importância da padronização dos procedimentos desde a abordagem clínica, a orientação para a coleta das amostras, o acondicionamento para envio dentro dos padrões que resguardem a qualidade, viabilidade e biossegurança.

Na ocasião, os representantes municipais, vão calcular as metas e indicadores anuais a serem perseguidas para atenderem ao programa nacional de tuberculose (PNT). “A sensibilização, conscientização, e a valorização das equipes multidisciplinares será o ponto focal da oficina, que com certeza, resultará em um aumento na busca por novos casos, detecção de comunicantes, acompanhamento do tratamento e notificação”, disse Gerlânia. A estimativa é que participem da oficina aproximadamente 170 pessoas nos dois dias do evento.