Fale Conosco

8 de abril de 2013

Governo promove oficina de monitoramento ambiental do cólera



A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e Núcleo de Fatores Não Biológicos, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), está promovendo, a partir desta segunda-feira (8) até esta quarta-feira (10), a “Oficina sobre o monitoramento ambiental da cólera” para os técnicos da Secretaria que trabalham nas 12 Gerências Regionais de Saúde, na área ambiental.

“A ideia é que eles sejam multiplicadores para os municípios no que diz respeito à vigilância ambiental da doença”, explicou Hylda Lucena, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos. O evento está sendo realizado no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR-PB), em João Pessoa, das 8h às 17 h.

De acordo com a programação, serão promovidas aulas teóricas e práticas sobre o tema, pelos técnicos da SES ,Hylda Lucena, Ailton Wlisses, Francisco Nascimento, Zeane Cabral e Liliane Araújo, e também do Lacen, Gerlânia Sarmento e Denise Fernandes. Ainda será elaborado um Plano de Trabalho de Ação de Monitoramento da cólera junto às Gerências Regionais de Saúde do Estado.

A oficina abrange todo Estado e tem a intenção de ampliar o trabalho de monitoramento que já é feito com maior ênfase na grande João Pessoa. “A nossa preocupação aumenta porque com a proximidade da Copa do Mundo haverá um grande fluxo de pessoas circulando no nosso estado. Diante disso, a vigilância que já acontece com frequência, tem que ser mais intensiva”, concluiu Hylda.