Fale Conosco

26 de junho de 2013

Governo promove Oficina de Educação Permanente em Saúde para a 1ª Macrorregião




A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e das 1ª, 2ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Saúde, que compõem a 1ª macrorregião, realiza, durante todo o dia desta quarta-feira (26), uma Oficina de Educação Permanente em Saúde para discutir a consolidação da Cies (Comissão de Integração Ensino-Serviço). O evento acontece no auditório do Cefor, em João Pessoa.

Estão participando conselheiros, gestores, trabalhadores, usuários do SUS, e representantes de sindicatos; de instituições de ensino em saúde e dos 64 municípios que integram a 1ª macrorregião de saúde.

“O nosso objetivo é retomar as discussões sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde de forma a obtermos um maior ordenamento no que se refere ao desenvolvimento e formação dos trabalhadores do SUS, a fim de que eles possam ocupar um lugar de protagonista na produção do conhecimento em saúde e no processo de mudança de práticas”, disse Jassiara Morais, gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde.

Para o diretor geral do Cefor, Volmir Brutscher, o esforço está sendo no sentido de envolver mais organizações na educação permanente em saúde, bem como aproximar as instituições formadoras dos trabalhadores da atenção e da gestão em saúde e de suas respectivas necessidades. “A intenção é realizar a formação técnica, se necessário, mas, sobretudo, desenvolver processos organizativos de problematização do trabalho, com o objetivo de provocar mudança de atitude e de prática no SUS”, explicou.