João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove oficina de design em tecelagem, em Campina Grande

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 18:09 - Fotos: 
O Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano, vinculado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), está realizando até a próxima sexta-feira (27) uma oficina de design para artesãos que trabalham com tecelagem em Campina Grande, beneficiando assim diversos grupos de produção que lidam com essa técnica.

A oficina está sendo ministrada pela designer e artista plástica paulista Heloisa Nilo, prêmio ‘Design do Museu da Casa Brasileira’ em 1991 e recém chegada de Moçambique, onde realizou oficina semelhante para artesãos africanos. A designer está repassando inovações em tecelagem a artesãos dos municípios de Gurinhém, Boqueirão, Alagoa Nova e Campina Grande, com o propósito de que eles criem novos produtos para ser comercializados no XI Salão de Artesanato Paraibano, que vai acontecer de 17 de dezembro a 17 de janeiro vindouro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

Durante a última Craft Design, em São Paulo, a designer conheceu a presidente de Honra do Programa, arquiteta Sandra Moura, e a gestora Marielza Araújo, e foi convidada para conhecer o trabalho dos tecelões paraibanos e assim realizar uma interferência nos produtos, contribuindo para a melhoria da qualidade das peças, montando novos modelos de redes, jogos americanos, tapetes e bolsas.

A oficina está sendo ministrada no galpão da ‘EntreFios’, em Campina Grande. Lá, o artesão Joel da Silva, do município de Alagoa Nova, é um dos mais entusiasmados com os novos ensinamentos. “Nosso grupo de Alagoa Nova é pequeno e nunca tivemos oportunidade de fazer um curso de tecelagem; por isso, acho que depois desse vamos produzir muitas novidades para nossos clientes e melhorar as vendas”, ressaltou ele.

Goretti Zenaide, da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano