Fale Conosco

6 de agosto de 2013

Governo promove novos cursos de capacitação e atividades educativas em penitenciárias



Dando continuidade às atividades da nova temporada dos cursos profissionalizantes do projeto Cidadania é Liberdade, desenvolvido pela Gerência Executiva de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), começam esta semana os cursos de Técnicas Básicas de Garçom, na Penitenciária Padrão de Cajazeiras, nesta quarta-feira (7), às 14h; e o curso de Cozinha Básica, no Presidio Regional de Sapé, nesta quinta-feira (8), às 14h, ambos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Este novo ciclo de cursos profissionalizantes teve inicio no dia 22 de julho, na Colônia Penal da cidade de Sousa, no Sertão, com a aula inaugural do curso de Instalador Elétrico Residencial. Estes cursos contribuem para a formação profissional da população carcerária e são realizados por meio de uma parceria entre a Seap, a Federação as Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, acredita que “a capacitação e o trabalho dentro das unidades prisionais é de suma importância no processo de ressocialização implementado na Seap, uma vez que possibilita maiores possibilidades do retorno à vida social através do trabalho, após estas pessoas que estão privadas das suas liberdades cumprirem as suas penas”.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, afirmou que a qualificação profissional dos reeducandos é uma das importantes etapas do processo de ressocialização. “Estas ações contribuem de forma decisiva para a melhora da autoestima e, consequentemente, para o resgate da identidade destas pessoas”, comentou.

Ineditismo – A semana também será marcada pela inauguração do Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dentro da Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora, mais conhecida como Serrotão, em Campina Grande. A solenidade acontece nesta sexta-feira (9) a partir das 9h, com a presença do secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, e do Reitor da UEPB, Rangel Júnior, e outras autoridades. Pela primeira vez na história do país, um campus universitário funcionará dentro de uma penitenciária.