Fale Conosco

24 de novembro de 2016

Governo promove Maratona Quilombola e movimenta o Brejo paraibano



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, celebra o mês da consciência negra, entre outras ações, com uma atividade esportiva na região do Brejo. A Maratona Quilombola será neste sábado (26) com largada às 16h, saindo da comunidade Engenho Bonfim, em Areia. O percurso é até a Academia de Saúde da Lagoa Parque, no município de Remígio. O evento conta ainda com a participação da atleta paraibana Ednalva Laureano, conhecida como Pretinha.

A maratona , assim como outras atividades destinadas à população quilombola,  é realizado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, por meio da Gerência de Equidade Racial. A co-realização é da Prefeitura Municipal de Remígio e tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação. Segundo a secretária Gilberta Soares, além dos eventos em parceria com as comunidades tradicionais, a Semdh também desenvolve atividades educativas e de promoção da igualdade racial. Ela ressalta ainda a importância da atuação em parceria com gestores municipais e associações locais.

As pessoas interessadas puderam se inscrever em duas modalidades: corrida e caminhada, nas categorias masculina e feminina. Apesar do incentivo maior ter sido para o povo de quilombo, a oportunidade também foi aberta ao público em geral.

Para o gerente de Equidade Racial, José Roberto, a maratona vem fortalecer ainda mais a integração entre as comunidades e afirmar a luta por equidade racial e garantia de direitos desta população no Estado.