João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove intercâmbio entre rendeiras da Paraíba e Pernambuco

quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 10:57 - Fotos:  Secom-PB

Com o objetivo de fortalecer a cultura da renda renascença, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realizou nesta terça-feira, 27, um intercâmbio cultural e produtivo entre rendeiras dos municípios de São João do Tigre (PB) e Porção e Pesqueira (PE). A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do Governo de Pernambuco e a Cáritas.

Durante o intercâmbio as rendeiras puderam compartilhar experiências na produção da renascença, discutindo sobre técnicas dos pontos, valorização do produto, organização solidária nas cooperativas e a problemática na comercialização da renda. “Esse momento foi muito bom para nós daqui de São João de Tigre. Foi muito enriquecedor saber a realidade de outras associações e poder ajudar com a nossa experiência”, comenta Maria de Lourdes, presidente da Cooperativa de Rendeiras de Renascença do município de São João do Tigre (Coopertigre), que atualmente conta com 40 cooperadas.

Para a presidente da associação de rendeiras do município de Porção, Maria do Socorro, o intercâmbio é um instrumento importante de aprendizagem, sobretudo para elas que ainda não estão organizadas em cooperativa. “Nós sabemos a qualidade da renda da Paraíba, queremos manter esse diálogo para melhorar a nossa produção e venda em Pernambuco”, disse Maria do Socorro.

A Coopertigre será uma das entidades apoiadas pelo Procase para fortalecer a cultura da renda renascença na Paraíba. “O projeto pretende melhorar a estrutura da cooperativa, ampliando a sede e adquirindo máquinas de costura. A comercialização também é um aspecto fundamental a ser trabalhado. Queremos dar maior visibilidade à renda, divulgando de forma mais expressiva e direta ao consumidor final o produto dessas mulheres artesãs”, comenta Dirce Ostroski, coordenadora do Procase.

O procase – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú tem por objetivo melhorar de maneira sustentável a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais pobres da região semiárida da Paraíba. Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o projeto beneficiará 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões de reais, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do Governo, para um período de seis anos.