Fale Conosco

5 de junho de 2012

Governo promove Fórum durante V Semana de Políticas sobre Drogas



O Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD), juntamente com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), promoverá, no período de 11 a 16 de junho, a V Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas. A abertura está prevista para as 8h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com o lema “Aposte na Vida”, o evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para a problemática das drogas, enfatizando as experiências comunitárias que têm colaborado para o seu enfrentamento. A solenidade será aberta pelo gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, pastor João Gomes Filho, e pela presidente do Comad, Rizonete Gomes.

Paralelo ao evento, acontecerá o Fórum Municipal de Práticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas, com a participação do coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco). Ele vai falar sobre “Políticas Públicas sobre Drogas” e também participará de uma sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa sobre a mesma temática. Ainda dentro do Fórum Municipal, haverá uma mesa redonda com o membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Rio de Janeiro, José Mauro Braz, que vai falar sobre o “Alcoolismo na perspectiva da Saúde Pública”.

A V Semana Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas é consolidada no calendário de atividades antidrogas em diversas cidades brasileiras. No Nordeste, é realizada uma semana antes das festividades juninas. Esse ano, além de nomes reconhecidos no cenário antidrogas do país, haverá relatos de ex-dependentes, que vão contar suas experiências e falar sobre o processo de recuperação da dependência química.

O Conselho Municipal Antidrogas atua no cadastro, apoio, orientação e auxílio às entidades que, no âmbito do município, desempenham atividades relacionadas à temática das drogas. Assim que foi criado, o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas aderiu ao Comad, que conta ainda com a participação de diversas representações, a exemplo da Casa Civil da Paraíba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde e da sociedade civil.