João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove formação abordando a efetivação da Política da Pessoa com Deficiência na Paraíba

segunda-feira, 18 de julho de 2016 - 16:37 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE)/Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realizou na sexta-feira (15), no auditório da Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, uma formação para professores e estudantes, com caráter pedagógico e humanista, visando a efetivação da Política da Pessoa com Deficiência no Estado da Paraíba.

Na formação foi abordada a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução. A Lei garante no Art. 2º VII o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, bem como a pais e responsáveis.

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com diversas apresentações clínicas. Essas apresentações variam em gravidade (leves a graves) e são denominadas transtornos do espectro do autismo. O sinal mais comum aos transtornos desse espectro é o déficit de interação social, que está associado a déficits de comunicação verbal e não-verbal e a comportamentos estereotipados e repetitivos.

O autismo infantil é um grave transtorno do desenvolvimento que compromete a aquisição de algumas das habilidades mais importantes para a vida humana. As características clínicas centrais desse transtorno incluem prejuízos nas interações sociais, deficiências na comunicação verbal e não-verbal, limitação das atividades e interesses, e padrões de comportamento estereotipados.