Fale Conosco

22 de junho de 2017

Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais Urbanos



091 Sao joao Csu fotos claudia belmont 91 270x183 - Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais UrbanosO Espaço Cultural José Lins do Rego foi palco, nessa quarta-feira (21), para 600 idosos, que com muita alegria e energia contagiante comemoraram o São João, com forró, quadrilhas, comidas típicas, casamento matuto, e demais apresentações. Eles são idosos que participam diariamente das atividades dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) de João Pessoa e Região Metropolitana da capital. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência de Proteção Social Básica.

077 Sao joao Csu fotos claudia belmont 77 270x183 - Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais UrbanosForam realizadas 11 apresentações de vários CSUs  localizados nas cidades de Santa Rita e Sapé e nos bairros de Mandacaru, Cejub, CCI do Castelo Branco, Rangel, Geisel, Roger, Cruz das Armas, em João Pessoa, que animaram a celebração junina com danças tradicionais como xaxado, xote, dança da cigana, ciranda de roda, além de uma peça de teatro cênico e o coral.

O casal de noivos juninos, senhor José de Carvalho Ramos, de 72 anos, e a senhora Auzicleide Dorneles, 64 anos, moradores de Mandacaru e membros do CSU do bairro, comentaram que a comemoração entre os idosos foi muito boa, se divertiram, conheceram pessoas e aproveitaram para dançar um bom forro pé de serra.

240 Sao joao Csu fotos claudia belmont 240 270x183 - Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais Urbanos“Já fazia tempo que eu não participava de uma festa tão organizada, animada e linda como esta. Me fez recordar de bons momentos do nosso passado de adolescente, e isso me traz alegria e nos fortalece para toda vida”, comentou dona Auzicleide.

009 Sao joao Csu fotos claudia belmont 9 270x183 - Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais UrbanosMaria da Penha Pereira, de 69 anos, participante do CSU de Santa Rita, enfatizou o quanto viver é importante.  “Estou muito feliz aqui. Essa festa é uma integração para os idosos, é vida. Eu me sinto renovada com essas comemorações, que a cada ano se torna melhor. Dançar, cantar, nos traz vida, por isso que tenho tanta energia”, disse ela.

Jaciana Magalhães, gerente de Proteção Social Básica da Sedh, explica o quanto é marcante essas ações socioeducativas para os idosos que participam dos CSUs. “Hoje celebramos união e integração entre os idosos, momento que eles vêm com toda energia e ansiedade para se conhecerem, mostrarem seus preparativos como danças, roupas, e se sentirem amados, vem nos dar uma lição de vida”, observou.

107 Sao joao Csu fotos claudia belmont 107 270x183 - Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais UrbanosAfirmou ainda que “os CSUs se caracterizam como espaço da Comunidade, é onde se recebe diversas expressões e habilidades, seja dos idosos, jovens ou da própria comunidade, tudo na perspectiva da valorização do idoso, do fortalecimento dos vínculos familiares e, sobretudo, amigos que conquistam com a convivência diária”.