Fale Conosco

17 de março de 2014

Governo promove eventos para debater conquista social da mulher rural



Dentro das comemorações do mês dedicado à mulher, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, promove uma série de eventos destinados às mulheres rurais com intuito de informá-las sobre seus direitos e importância no desenvolvimento rural sustentável paraibano.

De acordo com o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, até o final de março serão realizados 56 eventos, entre eles, palestras, cursos, capacitações e oficinas diversas, com atividades voltadas à mulher rural. Ele relatou que a empresa presta assessoramento a l.553 mulheres rurais e cuida da organização de 43 grupos de mulheres com ações de aspectos produtivos e sociais, distribuídas em seis eixos de atuação – Organização de quintais produtivos, Beneficiamento e processamento adequado de alimentos, Treinamento das atividades das mulheres rurais, Comercialização da produção familiar, Fomento e qualificação das atividades não agrícolas e Ampliação no acesso às políticas e programas públicos.

Programação – Formação, Igualdade, Gênero, Geração e Etnia para mulheres rurais e agentes de ATER. Os temas serão debatidos, nesta segunda-feira (17), e seguem até quarta–feira (19). O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas para mulheres rurais, com foco na agricultura familiar.

Os encontros acontecem na Pousada Aruanã, município do Conde, Litoral Sul do Estado e são ministrados pelas extensionistas sociais da Emater Paraíba.

Os eventos direcionados às mulheres, cujo propósito é colaborar com o seu desenvolvimento e valorização enquanto cidadã e força de trabalho no campo, seguem nesta terça-feira (18), em Mãe D’ água e Coremas. Na quarta-feira (19) será a vez dos municípios de Esperança, na região do Brejo, e Vista Serrana, região administrativa da Emater/Patos.

Todos os trabalhos voltados à mulher rural desenvolvidos pela Extensão Rural da Paraíba, atendem orientações da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), responsável pela criação da Rede de ATER para mulheres, informou a chefe do núcleo de Extensão Social da empresa, Eliézia Paulino.

Começando pela região administrativa da Emater/Itaporanga desde o dia 5 de março, as homenagens às mulheres rurais já aconteceram nas demais regiões administrativas do Estado, como Poço Dantas, Malta, Remígio, Manaíra, Santa Terezinha, Aparecida, Matinhas, Puxinanã, Sousa, Bom Sucesso, Jericó, Alagoa Nova, Queimadas, Campina Grande, São José de Princesa, Teixeira, Esperança, Conde, Princesa Isabel, Uiraúna, Picuí, Quixaba, São Francisco, Massaranduba e São José das Espinharas.