João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado comemora Semana de Alimentos Orgânicos

quinta-feira, 23 de maio de 2013 - 11:49 - Fotos:  Secom/PB

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza, em todo o Estado, uma série de eventos alusivos à IX Semana de Alimentos Orgânicos, que acontece de 26 de maio a 2 de junho em todo o País, numa promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio das Comissões Estaduais de Orgânicos.

A diretoria colegiada, representada pelos diretores presidente, técnico e administrativo, respectivamente Geovanni Medeiros, Erasmo Lucena e Francionildo de Araújo (Peninha), mobilizou os coordenadores das 15 regiões administrativas da empresa para orientar os extensionistas dos municípios de suas jurisdições a utilizar todos os meios possíveis de comunicação, a fim de conscientizar as pessoas, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos alimentos agroecológicos e orgânicos.

Considerada uma das maiores incentivadoras da adoção da agricultura agroecológica, principalmente por parte das famílias agricultoras por ela trabalhadas, a Emater está promovendo diversos dias de campo para esclarecer a população sobre a importância do plantio e uso desses produtos em todo o território paraibano. A ação tem o objetivo de ampliar conhecimentos tanto dos agricultores, quanto dos consumidores, para o fortalecimento da produção sustentável, em consonância com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).

A programação da IX Semana de Alimentos Orgânicos prevê, além da realização de feiras agroecológicas, dias de campo, intercâmbios técnicos, distribuição de folderes e cartilhas explicativas, palestras e conferências em diversos municípios sobre o assunto. A proposta é despertar nos agricultores e consumidores a importância da utilização de produtos orgânicos em busca de uma vida mais saudável.

Os primeiros eventos programados pela Emater em vários pontos do Estado acontecem na manhã da segunda-feira (27). A partir das 8h tem início uma oficina sobre biofertilizantes e adubação de cobertura da videira e do coqueiro. O encontro reúne dezenas de agricultores, extensionistas, e autoridades convidadas, na Estação Experimental Agroecológica da Escola Agrotécnica do Cajueiro em Catolé do Rocha.

No mesmo horário, os extensionistas da Emater de Poço Dantas promovem palestras e entregam material sobre agricultura orgânica em escolas municipais. O tema Agricultura Orgânica na Sociedade Atual será discutido em São Gonçalo, município pertencente à região administrativa de Sousa.

Ainda na parte da manhã, seguem as palestras sobre Horticultura com Produção Orgânica na Câmara de Vereadores de Alhandra, Colégio Estadual de Sapé e Várzea do Cantinho, em Aparecida. Já no município de Marizópolis, acontece uma reunião com agricultores e haverá também a distribuição de armadilhas para a captura da Broca do olho do coqueiro, praga que ataca os plantios de coco da região.

A programação do dia se encerra com reunião de agricultores e distribuição de material informativo em Vieirópoles e entrevista em uma emissora de rádio de São José da Lagoa Tapada, informando à população sobre a importância da agricultura orgânica.

Na terça-feira (28), o dia começa com uma visita de agricultores ao Perímetro Irrigado de Sousa. Também haverá palestra sobre Horticultura com Produção Orgânica, no município de Mari. Ainda na parte da manhã, acontecem dias especiais sobre práticas ecológicas nos municípios de Curral de Cima e Capim. Palestras, distribuição de mudas e orientações técnicas, marcam a programação do dia 31, em Uiraúna e João Pessoa.

De acordo com a assessora estadual e representante da Emater na comissão estadual de orgânicos, a biológa Sandra Vidal, o hábito do consumo de orgânicos ainda é tímido na Paraíba devido à falta de conhecimento da população sobre as vantagens e os benefícios advindos desse tipo de alimentação. “Eu acredito que só com uma ampla divulgação e eventos como este da Semana de Alimentos Orgânicos haverá crescimento no setor”, disse.

Na avaliação da assessora, a oferta de produtos orgânicos ainda é incipiente, tanto em termos de quantidade como de variedade. No entanto, as feiras orgânicas são opções de compra de qualidade desses produtos.

Ela explicou que os produtos orgânicos são identificados de três formas: com rótulo de certificação, por intermédio de entidade certificadora, com Sistemas Participativos de Garantia (SPG), por meio de uma organização que assume as responsabilidades pela certificação e o controle social para a venda direta sem certificação, onde as feiras orgânicas são cadastradas junto ao MAPA. Nessas feiras, todo o agricultor familiar deverá ter à disposição, de forma visível no local da comercialização, a declaração para consulta dos consumidores.