João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Encontro sobre o desenvolvimento da metodologia Liga Pela Paz – Família

terça-feira, 11 de agosto de 2015 - 08:34 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nessa segunda-feira (10), na Reitoria do IFPB (Casa Rosada), em João Pessoa, o Encontro sobre o desenvolvimento da metodologia “Liga Pela Paz – Família”.

O evento foi aberto pela secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação do Estado da Paraíba, Roziane Marinho Ribeiro. A secretária destacou a ousadia de querer educar as famílias, pensando além dos conteúdos programáticos.

“Este evento é o momento de compartilhamento das experiências desenvolvidas nas escolas e a presença da família tem por objetivo a realização de uma educação compartilhada. É importante destacar que os resultados desse programa mostram o progresso no comportamento dos nossos alunos e isso demonstra que devemos fortalecê-lo ainda mais”, disse Roziane Marinho.

Após a fala da secretária aconteceu a partilha das experiências dos encontros com as famílias, realizados nas Gerências Regionais de Educação (GRE). Os coordenadores pedagógicos das gerências mostraram, por meio de fotos e depoimentos, as experiências positivas que foram realizadas nas escolas que desenvolveram o projeto.

Em seguida aconteceu a palestra do professor João Roberto Araújo, fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional, organização pioneira em pesquisa, criação de material pedagógico e formação de educadores para a educação emocional e social em todo o país.

O professor destacou o pioneirismo da Paraíba na metodologia Liga pela Paz voltada para a educação emocional e social das famílias. “A Paraíba é o primeiro Estado no Brasil que implanta a ação com essa escala, na rede estadual como um todo. De acordo com o nosso levantamento, 18 mil pessoas já passaram pelos encontros e temos um plano de chegar a 50 mil”, contou João Roberto.

O fundador da Liga pela Paz destacou que o encontro serviu para avaliar e identificar onde a metodologia pode melhorar. “Nesse encontro, queremos fortalecer os gestores, para que eles continuem com esse entusiasmo de que dar as mãos e possam ajudar essas famílias. A frase que quero destacar do encontro de hoje é ‘o bom marinheiro não reclama do mar, pois o mar é o mar!’. Esta metáfora mostra que temos um mar social. Não adianta lamentar, é preciso nos fortalecer para ajudar”, finalizou.

Participaram do evento os gerentes regionais, coordenadores pedagógicos, coordenadores do programa “Primeiros Saberes da Infância” das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) além de técnicos da SEE.