João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove encontro sobre autonomia da mulher do semiárido

segunda-feira, 23 de março de 2015 - 09:58 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizou na sexta-feira (20) e sábado (21), na cidade de Sumé, o Encontro das Mulheres do Semiárido, com a temática voltada para a troca de experiências e a discussão sobre aspectos da autonomia feminina. Ação foi promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária e a Prefeitura de Sumé.

Com o lema “Autonomia Econômica e de Decisão”, o evento teve como objetivo partilhar experiências, desafios e oportunidades em relação à autonomia das mulheres, como também expor e comercializar produtos das cooperativas e associações das mulheres em uma feira livre.

“Essa ação é uma forma de pautar a sociedade sobre a autonomia das mulheres e sobre a equidade gênero. Estamos expondo o produto das mulheres do semiárido, mostrando sua força de trabalho, suas capacidades, e promovendo a troca de experiências sobre aspectos que compõe a autonomia feminina”, disse Hélio Barbosa, coordenador do Procase.

A secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participou da mesa temática “Mulheres e Ruralidades; Autonomia econômica e de Decisão”, que foi seguida por grupos de discussão sobre aspectos da autonomia feminina relacionados à economia, à cultura, a participação política e social, a sexualidade, e ao enfrentamento à violência.

“São em eventos como esse, promovidos pelo Governo do Estado, que percebemos a valorização da mulher, com toda sua força e capacidades. Foi muito importante ouvir as experiências de outras companheiras do campo. Saio daqui com mais orgulho de ser mulher”, comentou Sara Constâncio, agricultora do Assentamento São Domingos, no município de Cubati.

Entrega de equipamentos – Durante a feira de exposição dos produtos das mulheres do semiárido, foram entregues equipamentos para comunidades beneficiárias do Procase. A comunidade rural Caiana, de Soledade, recebeu duas máquinas enfardadeiras, e a comunidade Novo Campo, de Barra de São Miguel, recebeu uma.

Já a comunidade Os Tanques, do município de Zabelê, recebeu um kit de irrigação com placa de energia solar para compor a Unidade Demonstrativa de produção de forragem que o Procase está implantando na região. Também foram entregues equipamentos de projetos da Economia Solidária, como máquinas de costura semiprofissionais, geladeiras e fogões.

Enquanto a feira com os produtos das mulheres acontecia, vários grupos culturais da região se apresentaram no palco da Praça José Américo, como por exemplo da banda Pífano Perfumado, de Monteiro, Coco de roda e Capoeira de Sumé, e a cantora Sandra Belê, da cidade de Zabelê.

Procase – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase beneficiará projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do Governo, para um período de seis anos.