Fale Conosco

23 de julho de 2012

Governo promove Encontro Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba



23.07.12 semana_agricultura_foto_vanivaldo ferreira (94)portal Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), promove, nesta terça-feira (24), o Encontro Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba, com a finalidade de fortalecer as institucionalidades territoriais em seu processo de gestão social, e para favorecer um espaço de intercâmbio e troca de experiências entre os 15 territórios rurais.

O evento faz parte da 2ª Semana da Agricultura, que foi aberto nesta segunda-feira (23), no Espaço Cultural José Lins do Rego, e se prolongará até esta quarta-feira (25) e depois se estenderá a outras cidades do interior, com atividades e ações que visam homenagear o agricultor paraibano.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, considera que a Semana da Agricultura é uma oportunidade para os agricultores e agricultoras apresentarem e comercializarem seus produtos e conhecerem as ações permanentes e emergenciais desenvolvidas pelo Governo do Estado,  em parceria com o Governo Federal.

Estiveram presentes na abertura os secretários executivos Alexandre Araújo, da Agricultura Familiar; e Rômulo Montenegro, da Agropecuária, além dos diretores da Emater, Geovanni Medeiros, Erasmo Lucena e Francionildo Araújo, e dirigentes da Emepa, Interpa e da Empasa. Diversos parceiros que participam do evento compareceram ao evento.

 

23.07.12 semana_agricultura_foto_vanivaldo ferreira (4)portal Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Ações da Emater – A Emater Paraíba está com um estande na 2ª Semana da Agricultura, onde serão expostos produtos e serviços. O órgão ainda colabora com a mobilização dos agricultores familiares para participação da Feira de Produtos Agrícolas.

A Emater vai apresentar, entre outros, o projeto de avicultura alternativa que tem se constituído numa das promissoras iniciativas para a geração de oportunidade de renda para as famílias que residem no campo.

Durante a manhã desta segunda-feira (23), aconteceram discussões sobre a gestão das feiras da agricultura familiar no Território da Mata Sul e palestra sobre Previdência Rural. Durante a tarde, o evento seguiu com homenagens aos agricultores e agricultoras e, à noite, degustação com produtos da agroindústria paraibana.

Nesta terça-feira (24), acontece o 1º Salão da Agricultura com feira agroecológica, feira de artesanato rural, oficinas temáticas e mini-cursos sobre variados temas. Também terá mostra de vídeos, encontro estadual dos territórios rurais da Paraíba, debate sobre o programa nacional de habitação rural e discussões sobre as experiências em feira da Agricultura Familiar.

Cooperativismo, piscicultura e aqüicultura, crédito e leis de renegociação de dividas rurais são temas constantes na programação, além de alternativas de alimentação animal com palma forrageira no semiárido, o licenciamento ambiental, nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), crédito de emergência e estiagem, a importância do selo de qualidade na comercialização de produtos agroecológicos, construção de cisternas de alambrado, entre outros temas serão abordados durante o evento.

 

23.07.12 semana_agricultura_foto_vanivaldo ferreira (6)portal Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Meio ambiente – A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participa do 1º Salão de Agricultura da Paraíba em um stand montado especialmente para o órgão. Uma equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental vai expor materiais do órgão e exibir um vídeo sobre as Unidades de Conservação da Paraíba.

Na terça-feira (24), às 11h, os técnicos da Sudema vão ministrar a palestra “Passo a Passo para o Licenciamento Ambiental”, com informações sobre documentação, etapas do processo de licenciamento, trâmites e prazos para a retirada de autorizações junto ao órgão, além de tirar dúvidas dos participantes.

Piscicultura em foco – Durante a realização da 2ª Semana da Agricultura, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) participa com um estande apresentando alguns de seus trabalhos como piscicultura e compostagem de resíduos sólidos vegetais, que também serão temas de palestras, e demonstração para arranjos de flores silvestres.

No estande da Empasa os visitantes poderão ver um aquário gigante com peixes cultivados na Estação de Piscicultura de Itaporanga, nas espécies de tilápias, tambaquis e carpas. Outra atração é o resultado do projeto de compostagem em que as frutas, verduras e legumes, que antes eram destinados ao aterro sanitário, são transformados em adubo orgânico.