Fale Conosco

28 de maio de 2013

Governo promove Encontro de Secretários Municipais da Agropecuária e da Pesca



O Governo do Estado realizou nesta terça-feira (28), no auditório do Unipê, em João Pessoa, o Encontro de Secretários Municipais da Agropecuária e da Pesca. Representantes de mais de 100 municípios participaram do evento aberto esta manhã pelo vice-governador Rômulo Gouveia. Técnicos do Governo federal também estiveram no encontro para discutir avanços e desafios na agropecuária, com destaque para a agricultura familiar.

Na abertura do evento, o Governo do Estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) assinaram um protocolo de intenções objetivando a implantação do Sistema de Inspeção Agropecuária Municipal.

O vice-governador Rômulo Gouveia avaliou que o encontro podia ser classificado como o Pacto da Agricultura. “Estamos disponibilizando aqui todos os serviços da Secretaria da Agropecuária e da Pesca e apresentamos os avanços já realizados na área e a política agrícola requer parcerias com os municípios. Então esse encontro, com a presença também do Governo federal, é uma reunião de trabalho fundamental para o desenvolvimento da Paraíba no âmbito da agricultura”, enfatizou.

Rômulo Gouveia reafirmou o compromisso do Governo do Estado em trabalhar em parceria com os municípios. “Temos várias linhas de crédito, diversas ações do Governo do Estado na agropecuária e esses investimentos têm mostrado resultados significativos, apesar da estiagem que é uma das mais fortes dos últimos 40 anos”, ressaltou o vice-governador.

O secretário estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, afirmou que o encontro busca pactuar com os municípios todas as ações executadas pelo Estado. “Nós queremos prestar esse serviço e para isto almejamos essa parceria constante entre Estado e municípios e juntos construir o desenvolvimento sustentável que a Paraíba precisa”, acrescentou.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, considerou o encontro como mais uma oportunidade que o Estado promove visando uma relação bem mais próxima dos municípios com foco no desenvolvimento rural sustentável. “Nós estamos apresentando hoje aqui o grande avanço que ocorreu no campo da comercialização. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo, movimentaram em 2012, nas parcerias com a agricultura familiar, R$ 7,2 milhões, mesmo com a seca. No ano de 2010 a movimentação foi de apenas R$ 1 milhão”, informou.

O presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães, o presidente da Empasa, José Tavares, o presidente da Emepa, Manuel Duré, o gestor do Empreender Paraíba, Tarcio Pessoa, a gestora interina do Projeto Cooperar, Ana Brito, e técnicos e extensionistas, participaram do encontro, transmitindo as informações de suas respectivas áreas aos mais de 100 secretários municipais de Agricultura e alguns prefeitos presentes ao evento.

Empasa apresenta serviços a secretários municipais

Os secretários municipais de Agropecuária que compareceram ao Encontro Paraibano de Secretários Municipais da Agropecuária e da Pesca, nesta terça-feira (28), no principal auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), tomaram conhecimento de dois serviços prestados pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) à população: Piscicultura (aquário com peixes) e Compostagem (adubo orgânico).

Os diretores do órgão, José Tavares Sobrinho (presidente) e Felipe Adelino (operação), marcaram presença entre os participantes.         “Encontros dessa natureza servem para a troca de informações sobre o que está acontecendo na área da agropecuária nos quatro cantos do Estado. Assim, aproveitamos e revelamos nossas ações proativas que beneficiam todos”, relatou o presidente da Empasa.

Outro destaque foi a presença do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), órgão integrante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins, que elogiou o foco do encontro na busca de avanços para o desenvolvimento da agropecuária paraibana.