João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Encontro de Mulheres do Semiárido Paraibano

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 17:02 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), está promovendo o Encontro de Mulheres do Semiárido Paraibano, em Campina Grande. O evento começou nessa quinta-feira (6) com uma feira de comercialização da agricultura familiar, na praça Clementino Procópio, oferecendo o produto do trabalho desenvolvido por agriculturas e rendeiras nas comunidades rurais.

Desde o artesanato da renda renascença a produção de vassouras agroecológicas com garrafas pet, até polpa de frutas e alimentos orgânicos, a feira foi um momento de reunir e expor o que tem sido produzido nas comunidades rurais, e que muitas vezes não chega para os mercados de maior abrangência. “Nós rendeiras de renascença precisamos de mais espaços de comercialização como este para expor nossas peças. Muitas pessoas não sabem que a melhor renascença do país é produzida pelas artesãs da região do Cariri paraibano”, comenta Severina Correria, rendeira da Cooperativa de Produção de Bens e Serviços do município de São João do Tigre (Coopertigre).

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, destacou a importância de mostrar para a sociedade a produção das mulheres do campo. “Trouxemos a feira para o centro de Campina Grande para valorizar a força e a criatividade das mulheres do semiárido, dando visibilidade ao trabalho que elas desenvolvem em suas comunidades rurais”, informou.
No início da tarde, já no hotel Day Camp, o evento seguiu com a participação da deputada estadual Estela Bezerra e da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, contribuindo na roda diálogo sobre participação e poder das mulheres do semiárido.

Cerca de 60 agricultoras e artesãs da área de atuação do Procase participam do evento, entre elas, Sara Maria, presidente da Associação de Cooperação Agrícola dos Produtores Rurais do Assentamento São Domingos, no município de Cubati, que destacou a importância do evento para os grupos de mulheres. “Encontros como esse são muito importantes para nós mulheres. Aprendemos muito umas com as outras, e saímos mais fortalecidas para buscar nossa autonomia”, ressaltou a agricultora.
Nesta sexta-feira (7) a programação segue com apresentações e oficinas temáticas sobre autonomia econômica das mulheres, participação e poder, convivência com o semiárido, equidade de gênero e gestão de empreendimentos da agricultura familiar.

O PROCASE – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para apoiar iniciativas de organizações de agricultores/as familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com semiárido.