João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Dia de Campo sobre armazenamento de forragem para alimentação animal

quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 12:55 - Fotos: 

O armazenamento de forragem para uso na alimentação animal em período de prolongadas estiagens vem sendo estimulado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). A partir desta iniciativa, foi realizado nesta semana mais um Dia de Campo sobre esta prática na propriedade do agricultor Heleno Raimundo, localizada na Comunidade Bom Fim, no Município de Vieiropólis, com a participação de 40 criadores da região.

Organizado pela Emater – Unidade Operativa de Vieiropólis, com acompanhamento do Escritório Regional em Sousa, o Dia de Campo foi dividido em estações onde os agricultores tomaram conhecimento sobre técnicas de armazenamento de forragem na forma de silagem. Ao final, retornando às suas propriedades rurais, poderão eles mesmos proceder com a preparação dos silos e armazenar a ração dos seus rebanhos. Nesta capacitação realizada em Vieirópolis foram armazenadas sete toneladas de forragem.

Continuando com os trabalhos de orientação aos criadores sobre o armazenamento de ração animal para consumo em período de estiagem, o coordenador regional da Emater Francisco de Assis Bernardino informou que outros treinamentos sobre esta técnica estão acontecendo na região de Sousa.

Outro exemplo foi o que também aconteceu na propriedade do agricultor Antonio de Inácio, na Comunidade dos Gabrieis, quando foram processadas 30 toneladas de silagem. Segundo o produtor, ele pretende utilizar como ração animal apenas quando não mais dispor da pastagem natural.

Ainda na região de Sousa, a Gestão Unificada já realizou outras duas demonstrações do método de silagem, uma delas no Sítio Acauã do agricultor João Alvarenga de Sousa, onde a capacitação contou com a participação de 15 agricultores.