João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Dia da Alimentação em São Mamede

sexta-feira, 18 de outubro de 2013 - 14:57 - Fotos: 

A cidade de São Mamede, no Sertão paraibano, sediou o Dia Especial da Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater em parceria da prefeitura municipal, e contou ainda com a participação do Conselho Nacional de Alimentação e Nutricional (Consea) no município, de estudantes do curso de nutrição da Faculdade Integrada de Patos e representantes da Pastoral da Criança da Diocese de Patos, contemplando assim a Semana Nacional da Alimentação na Paraíba.

Na quinta-feira (17) houve apresentações culturais com alunos das escolas municipais e estadual, debates sobre ecologia, água e preservação ambiental. Também aconteceu exposição e comercialização de produtos saudáveis da agricultura familiar dos municípios da região de Patos, como mel, frutas, verduras, queijos, além da colocação de três estações onde o público recebeu palestras sobre: Sistemas Alimentares Sustentáveis, Alimentação Saudável e Transformação e Manipulação de Alimentos. Ao final do evento foram oferecidos sucos alternativos, mingau multimistura, frutas variadas, bolos enriquecidos.

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado pelo Governo do Estado na quarta-feira (16), com ações no Ponto de Cem Réis, no centro da cidade de João Pessoa. Agricultores familiares assessorados pela Emater Paraíba estiveram presentes. Na ocasião, foi realizada feira de produtos agroecológicos, distribuição de mudas e degustação

A Emater, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio de seus escritórios regionais e locais, programou eventos durante a semana em varias cidades, como por exemplo, aconteceram em Uiraúna, Aparecida, João Pessoa, Patos, Cuité de Mamanguape, Alhandra, entre outros, com ações juntos às escolas e em comunidades rurais, sempre abordando políticas públicas voltadas para a segurança alimentar.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, informou que o Governo do Estado, por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), estimula ações de segurança alimentar e nutricional, transição agroecológoica e geração de renda junto ao agricultor familiar, fomentando a sustentabilidade e a construção de sistemas alimentares saudáveis.