Fale Conosco

16 de abril de 2013

Governo promove debate sobre produção de coco e frutas tropicais



Os extensionistas da Emater integrantes dos escritórios da região de Sousa participaram na semana passada, no auditório do IFPB, do Curso de Manejo Integrado da Cultura do Coco e de frutas tropicais, com a participação de agricultores familiares. Os treinamentos duraram quatro dias. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Emater, da Emepa e Empasa, Governo Federal e outros órgãos.

Segundo o extensionista da Emater de São José da Lagoa Tapada, José Alberto, as informações obtidas no curso estão sendo muito importantes, principalmente pelo fato da região de Sousa abrigar dois grandes polos produtivos de coco e frutas tropicais, que contribuem para o fortalecimento da economia da Paraíba, localizados no perímetro irrigado de São Gonçalo e nas Várzeas de Sousa. “Para estes dois lugares, nós vamos poder levar mais tecnologias ao homem do campo e produtores, ajudando no fortalecimento desta atividade”, comentou.

A Emater tem buscando capacitar cada vez mais sua equipe de técnicos, a exemplo de outros cursos promovidos, a exemplo de irrigação, que são de extrema importância para o uso racional da água, principalmente nesta época em que a Paraíba vive forte estiagem. “Isso significa mais tecnologia à disposição ao homem do campo, e consequentemente é mais produção e mais qualidade de vida para o produtor rural”, comenta Fábio Pereira de Sousa, da Emater. Entre os temas abordados estão o manejo de irrigação, fitossanidade (praga e doenças), nutrição e manejo.