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13 de maio de 2015

Governo promove curso online do Avaliando IDEPB para 717 professores e profissionais da rede estadual de ensino



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), deu início ao curso online de Formação Continuada em Apropriação de Resultados do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). As inscrições aconteceram durante o mês de abril e agora o curso vem sendo realizado de forma online, por meio da plataforma Moodle, até o dia 1º de junho, com carga horária total de 40h.

O objetivo desta ação é oferecer capacitação sobre aspectos relacionados à Avaliação Educacional, com foco no IDEPB, apresentando conceitos básicos sobre o processo de avaliação externa em larga escala e abordando os resultados extraídos dos testes de proficiência e dos questionários contextuais, de modo que gestores e professores possam utilizá-los em prol da melhoria da qualidade do ensino, seja na aplicação de políticas públicas ou de ações pedagógicas.

A formação é voltada principalmente para professores de Língua Portuguesa e Matemática, Gestores Escolares e Professores do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado. Inscreveram-se no curso 717 profissionais, ultrapassando o número de vagas previsto, que era de 500, envolvendo as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE).

Durante a realização do curso os professores terão a oportunidade de conhecer as variáveis e possibilidades de melhoria dos resultados cognitivos dos alunos do Ensino Básico, relacionar testes de desempenho com questionários contextuais de alunos, professores e diretores da escola buscando identificar variáveis com capacidade de modificação do nível do desempenho dos alunos, entre outros aspectos desenvolvidos nos módulos, como “Ambientação na Plataforma e Introdução à Avaliação”; “A Avaliação e os Indicadores sociais e educacionais”; “Os meios de divulgação e acesso às informações” e “Análise dos Resultados do Avaliando IDEPB”. 

“Ressaltamos a importância do curso por permitir, a partir do empoderamento das informações, que o professor possa modificar as estratégias de aprendizagem na sala de aula, enriquecendo o fazer pedagógico, conhecendo o desempenho de estudantes para auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências e habilidades, propor atividades de intervenção pedagógica, partindo da realidade e do contexto escolar que atua”, explicou Iara Andrade de Lima, gerente operacional de avaliação da SEE.