João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove curso de manipulação de alimentos na cidade de Araçagi

segunda-feira, 29 de abril de 2013 - 17:23 - Fotos: 

Como parte da programação de capacitação de merendeiras das escolas que compram produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Núcleo de Extensão Social da Emater Paraíba promoveu, entre os dias 24 e 25 deste mês, em Araçagi, o curso de manipulação de alimentos para 38 merendeiras da rede municipal de ensino, em  parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante dois dias, as participantes aprenderam sobre aspectos relacionados à higiene e manipulação correta dos alimentos, orientações sobre limpeza e armazenamento dos gêneros alimentícios, além do preparo e conservação dos alimentos. A distribuição da alimentação, segurança e soberania alimentar, foram algumas das informações repassadas  aos participantes.

O curso também contou com extensionistas sociais dos escritórios da Emater em João Pessoa, Itabaiana e Guarabira. “O treinamento serviu para formar multiplicadores nos municípios. Houve um momento de valorização das merendeiras, quando foi ressaltado o papel do profissional na alimentação escolar”, destacou a coordenadora do Núcleo de Extensão Social da Emater, Eliezia Paulino.

A assessora de segurança alimentar da Emater, bióloga Tatiana Eiko Asahi Araújo, lembrou que capacitar os manipuladores de alimentos  é de fundamental importância e a parceria com a Secretaria de Educação do Município de Araçagi foi essencial para a realização do evento. “Com esse treinamento, elas estarão mais preparadas para cumprir o cardápio elaborado, bem como trabalhar com mais higiene e cuidado na manipulação de alimentos”, comentou.