João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove curso de codificação de causa básica de mortes por doenças

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 17:06 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio das Gerências Executiva de Vigilância em Saúde e Operacional de Reposta Rápida, em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando até o dia 30 de maio, no Hotel Nord Blue, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, o “Curso de Formação em Codificação e Seleção de Causa Básica de Morte no Uso da Cid-10”. O curso tem como objetivo a qualificação da informação dos óbitos por doenças e está sendo oferecido para profissionais de saúde de 34 municípios.

Durante os cinco dias, serão capacitados técnicos na codificação e seleção da causa básica de óbitos, visando à qualificação do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), que é um sistema de vigilância epidemiológica em nível nacional, para captar dados sobre os óbitos do país, a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todos os níveis do sistema de saúde.

De acordo com a gerente dos Sistemas e instrutora do curso, Josefa Ângela Pontes de Aquino, o papel do codificador é de extrema importância, pois ele é o profissional que transforma a nomenclatura das doenças contidas nos atestados de óbitos, formulados por médicos, em códigos que representam essas enfermidades de acordo com o que é compreendido e utilizado pelo Sistema sobre Informação de Mortalidade (SIM).

No atestado de óbito vem várias informações, várias doenças que a pessoa teve. Então, a gente vai trabalhar para as qualificações desse óbito e da informação, para que, assim, a gente tenha ações contra aquela causa de morte dento do estado. Então, isso é muito importante, pois vai melhorar muito a Paraíba, em resultados positivos para a população e dar visibilidade do nosso trabalho a nível nacional”, disse Ângela Pontes.