Fale Conosco

30 de novembro de 2012

Governo promove curso de capacitação para enfermeiros da maternidade de Patos



O Governo do Estado, através das ações da Secretaria de Saúde, está promovendo a capacitação e reciclagem dos enfermeiros da Maternidade Dr. Peregrino Filho, no município de Patos. As atividades foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (30) e seguem até este sábado (1), no auditório de Odontologia das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

O trabalho está sendo realizado em parceria com o Instituto Social Fibra e o Instituto Educacional de Ensino (CEAG), e tem o objetivo de esclarecer e prevenir a categoria em relação aos casos de erros na administração de medicamentos. Recentemente foram registrados algumas casos em algumas regiões do país e do mundo, causando prejuízos para a saúde dos usuários.

A capacitação prevê abordagens temáticas referentes às considerações éticas e questões legais da profissão, deveres do profissional, falhas por omissão, preguiça ou falta de conhecimento, além do código de ética da enfermagem. O serviço de educação continuada também irá explorar termos técnicos sobre farmacologia, dosagem correta, cálculo de medicamentos e principais problemas existentes mundialmente envolvendo erros de prescrição e administração.

De acordo com o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo, o governo estadual vem dando grande importância à qualificação profissional dos servidores, através de cursos técnicos e de especializações oferecidas pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor).   “Essa é apenas mais uma demonstração do nosso compromisso com as melhorias na qualidade do sistema de saúde, a exemplo dos cursos técnicos em hemoterapia, enfermagem, vigilância em saúde, saúde bucal e a primeira etapa da formação técnica do ACS. Também podemos citar as três especializações, em parceria com a Fiocruz e as universidades federais da Paraíba e de Minas Gerais, reunindo mais de 2300 alunos de 165 municípios paraibanos beneficiados.”, destacou.

O representante do Instituto Estuda Brasil (CEAG), Augusto César, explicou que há uma exigência do Governo Federal para que haja essa capacitação continuada na saúde, devido às modificações e a implantação das novas tecnologias. “Estamos trabalhando para ampliar essa capacitação nos hospitais administrados em parceria com o Estado. Por isso, também vamos realizar uma semana de qualificação no período de 16 a 20 de dezembro com atividades distribuídas em Patos, Taperoá e Guarabira”, acrescentou.

A meta do Governo é realizar esse trabalho em todos os municípios onde funcionam as unidades de Saúde da Família. Os serviços de capacitação de médicos e outras funções especializadas serão iniciados a partir do mês de janeiro.