João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Ciranda Cultural nesta quinta-feira em João Pessoa

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 16:26 - Fotos: 

Em um ato simbólico de integração entre artistas os órgãos públicos ligados à cultura, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba e a Secretaria de Estado da Cultura promovem a “Ciranda no Espaço”, evento que dará as boas-vindas ao novo presidente da Funesc, Lau Siqueira. A roda será comandada pelo grupo cirandeiro Vó Mera e Seus Netinhos. A apresentação gratuita e aberta ao público acontece nesta quinta-feira (5), às 18 horas na Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa.

Para o presidente da Funesc, Lau Siqueira, a Ciranda no Espaço será uma primeira oportunidade de unir os gestores e artistas paraibanos. “Uma ciranda é uma manifestação cultural muito simbólica. Só funciona se todo mundo der as mãos. É quase um mantra. A busca do equilíbrio. Pretendo seguir em frente desta maneira, fazendo boas alianças, dentro e fora do Governo do Estado, com os movimentos culturais espalhados por aí, com os artistas nos mais distantes lugares. A Ciranda no Espaço também simboliza a minha chegada ao Espaço Cultural, onde Lu Maia, ex-presidente e agora vice-presidente, generosamente me estendeu a mão. Da mesma maneira, Chico César, a SECULT, a Fundação Casa de José Américo e a Fundação Ernani Sátyro me estenderam as mãos. Esta é a nossa ciranda”, afirmou Lau Siqueira.

Vó Mera e Seus Netinhos- Vó Mera é uma das expoentes mais carismáticas da cultura popular paraibana. Moradora do bairro do Rangel, ela conta que o primeiro coco do qual participou aconteceu na cidade de Alagoinha (PB). A brincadeira era tradicional das festas juninas, mas também ocorria durante a queima das peças de barro e de madeira, em fornos e carvoeiras. Como esse trabalho artesanal durava a noite inteira, era necessário que as pessoas ficassem acordadas para evitar estragos no material, ou o apagar do fogo. A artista popular se apresenta com os netos. Eles já possuem um CD gravado, intitulado “Vó Mera e Seus Netinhos”. 

O grupo de ciranda e coco de roda Vó Mera e seus netinhos, foi fundado em 2003 tendo como componentes Vó Mera (Voz principal), Fernando Dylan (Pandeiro e Bumbo) e Jéferson Pereira (Surdo). Posteriormente, Josenaldo Júnior (afoxé) e Clara Regina (Ganzá) se integraram ao grupo. Antes da composição atual, Vó Mera era acompanhada apenas pelo pandeiro de seu neto Fernando Dylan.