João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove capacitações e agiliza atuação das vigilâncias sanitárias municipais

terça-feira, 11 de março de 2014 - 09:38 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), intensificou a realização de capacitações com o objetivo de garantir as ações de vigilância sanitária, nas cidades onde os serviços são realizados de forma descentralizada pelas vigilâncias sanitárias municipais (Visas). Segundo a diretora geral da agência reguladora paraibana, Glaciane Mendes, a iniciativa faz parte do programa ‘Agevisa Capacita’ que promove atividades na busca da excelência em vigilância sanitária e na promoção da saúde em todo Estado.

Por intermédio da Diretoria Técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia e da Gerencia Técnica de Medicamentos e Produtos, a Agevisa promoveu, em Campina Grande, o curso de Distribuição de Medicamentos para a Vigilância Sanitária do município.

O curso de Boas Práticas em Distribuição de Medicamentos teve o objetivo capacitar a equipe técnica de inspetores da Vigilância Sanitária de Campina Grande no sentido de fornecer subsídios teóricos e práticos da atividade distribuidora de medicamentos e insumos farmacêuticos, com foco no risco sanitário, contribuindo com a implementação do atendimento às exigências da legislação vigente quanto à descentralização das ações de vigilância sanitária”, explicou o gerente técnico de Medicamentos e Produtos da Agevisa/PB, Sérgio Brindeiro.

Juntamente com os técnicos da Vigilância Sanitária de Campina Grande, a equipe da Agevisa também promoveu a realização de inspeções em distribuidoras de medicamentos no município. As inspeções integraram a parte prática do treinamento. As aulas foram ministradas pelo gerente técnico Sérgio Brindeiro, pelos inspetores sanitários Gilmara Maria Mendes e James Rocha Fialho e pela farmacêutica da Gerência Técnica Regional II, Salete Guimarães.