Fale Conosco

1 de abril de 2013

Governo promove capacitações do Programa Garantia Safra



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza neste mês as capacitações territoriais sobre o macroprocesso de verificação de perda do programa Garantia Safra. Os eventos, que são destinados aos secretários de Agricultura e aos técnicos vistoriadores indicados pelos municípios, começam nesta terça-feira (2) pelo território do Médio Piranhas, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Pombal.

Ao todo, serão realizadas 13 capacitações no Estado, com o objetivo de habilitar os secretários de Agricultura e os técnicos vistoriadores a operar o sistema informatizado para verificação de perdas do Garantia Safra 2012/2013. As atividades são feitas em parceria com a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“O Garantia Safra é um programa fundamental, sobretudo neste período de seca. É preciso o trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal para que o benefício possa chegar às mãos do agricultor familiar do Estado”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

Estão contemplados nesta primeira capacitação os municípios de Belém de Brejo de Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa, Mato Grosso, Paulista, Pombal, Riacho dos Cavalos, São Bentinho, São Bento, São Domingos e São José do Brejo do Cruz.

“A Paraíba possui um número elevado de adesões esse ano ao programa, prova de um trabalho eficaz dos técnicos da Sedap e das instituições parceiras, beneficiando o agricultor familiar do Estado que sofre com a estiagem prolongada.”, afirmou Marenilson Batista. Para a safra 2013/2014, aproximadamente 98 mil agricultores aderiram ao programa, de um total de 100 mil cotas.

O calendário das capacitações segue em Cajazeiras (3), Sousa (4), Itaporanga (5), Sumé (9), Água Branca (10), Patos (11), Boqueirão (12), Campina Grande (15), Aroeiras (16), Pedra Lavrada (17), Picuí (18) e Bananeiras (19).

O Programa – O Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com prefeituras e governos estaduais, que garante o benefício de R$ 760,00 para os agricultores familiares do semiárido brasileiro que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.