Fale Conosco

28 de novembro de 2013

Governo promove capacitação sobre hepatites B e C na Capital



Médicos infectologistas, hepatologistas e gastroenterologistas de todo Nordeste participam, nesta quinta-feira (28), das 8h30 às 18h, no Hotel Caiçara, da “Oficina de atualização em manejo clínico para pacientes portadores de hepatite C. A capacitação é promovida pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde.

Na sexta-feira (29), a programação ocorre das 8h30 às 18h00, no auditório da PBTUR, no bairro de Tambaú. Será realizado o “2º Manejo dos pacientes portadores de hepatites virais”, para a equipe multiprofissional, em especial para os enfermeiros da atenção básica da Paraíba.

O objetivo do evento é capacitar os profissionais para o tratamento e acompanhamento dos pacientes portadores das hepatites B e C, principalmente depois dos medicamentos Boceprevir e Telaprevir empregados no tratamento da doença, mas que apresentam efeitos colaterais.

Os palestrantes são os técnicos da Coordenação Geral de Hepatites Virais – CHV, do Ministério da Saúde, José Eurico Ribeiro; Ana Cristina Cardozo; Regina Nery e Elucyr Gyr, além de Edison Roberto Parise, do Hospital Sírio Libanês, do Núcleo Avançado do Fígado.

Estamos avançando e muito no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento das pessoas que vivem com hepatites na Paraíba. O evento reforça a necessidade de aprofundamento do tratamento dos usuários dos Inibidores de Proteases na Paraíba e em todo o Nordeste. Será uma oportunidade de profissionais do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais – CEDMEX de todo o estado, dos serviços de referência e da atenção básica se reunirem pra discutir o assunto”, disse a gerente operacional das DSTs, AIDS e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena.