Fale Conosco

14 de março de 2014

Governo promove capacitação sobre hanseníase e tuberculose



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promove nos próximos dias 18 e 19, a capacitação para 150 profissionais (médicos e enfermeiros) da III Macrorregião, que envolve municípios da 6ª, 7ª e 11ª Gerências Regionais de Saúde. O treinamento acontece na cidade de Patos, no auditório da 8ª Gerência de Educação, das 8h às 17h, nos dois dias.

Além da rotatividade dos profissionais e principalmente agora com o Programa Mais Médicos, surgiu a necessidade de se fazer esta capacitação para melhorar o diagnóstico precoce da hanseníase e da tuberculose na Atenção Básica, ou seja, nas próprias Unidades de Saúde da Família porque é lá mesmo onde acontece o tratamento”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes.

Durante a capacitação, serão repassadas informações sobre diagnóstico, tratamento, medicamento e todos os detalhes referentes às duas doenças.

A mesma capacitação acontecerá em todas as quatro macrorregiões, beneficiando todos os 223 municípios paraibanos. A SES também realiza um trabalho simultâneo de sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para que façam as visitas nas casas com a preocupação de perceber sintomas da hanseníase e tuberculose e fazer o encaminhamento para a Unidade de Saúde da Família.

É bom lembrar que as duas doenças têm cura, desde que sejam diagnosticadas precocemente”, completou Mauricélia.