Fale Conosco

24 de março de 2014

Governo promove capacitação para professores da rede estadual



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), promove a partir da primeira semana de abril uma formação para os professores do Ensino Médio da rede estadual. De acordo com Ana Célia Lisboa da Costa, gerente de Ensino Médio e Educação Profissional da SEE, o objetivo da ação é promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB).

A formação é uma ação do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (SisPacto) e é realizada pelo Governo Federal. Os professores do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba devem acessar o site (simec.mec.gov.br) e clicar no link SISPACTO 2014 para efetuar sua inscrição. Na Paraíba, cerca de oito mil professores das 400 escolas de Ensino Médio da rede devem participar.

De 17 a 22 de março acontece a capacitação dos formadores regionais, que serão responsáveis por repassar os conhecimentos aos orientadores de estudo. Nos dias 24 e 25 de março acontecerá reunião com os gerentes regionais, chefes de Núcleos Pedagógicos, supervisores e formadores regionais para discutir a operacionalização da formação dos orientadores de estudo e o início da formação nas escolas.

Dando continuidade à formação, nos dias 20, 21, 24, 25, 26 e 27 de março acontecerá a formação dos orientadores de estudo, que ficarão responsáveis pela capacitação de 35 professores do Ensino Médio cada. Esta formação acontecerá na própria escola onde o professor trabalha.

Nas escolas ProEMI a formação acontecerá nas sextas-feiras à tarde. Nas demais escolas de Ensino Médio, a formação acontecerá por área. “Orientamos todas as escolas a organizarem os horários dos professores, da seguinte forma: área de Linguagem nas terças; área de Humanas nas quartas e área de Matemática e Natureza nas quintas”, contou Ana Célia Costa, ressaltando que esta capacitação sempre foi solicitada pelos professores e acontece pela primeira vez na Paraíba.