Fale Conosco

24 de abril de 2013

Governo promove capacitação para melhorar qualidade da informação sobre óbitos



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo uma capacitação para melhorar a qualidade da informação sobre o registro de óbitos de mulheres em idade fértil, maternos, infantis, fetais e por causas mal definidas. O encontro, iniciado na terça-feira (23), vai até a próxima quinta-feira (25), no Tambaú Flat, em João Pessoa. O evento reúne profissionais de saúde de 40 municípios da terceira e quarta macrorregional de saúde com sede nos municípios de Patos e Sousa.

A gerente operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diana Pinto, explicou que a capacitação faz parte das estratégias de qualificação e sensibilização voltadas para os municípios e tem como principal objetivo melhorar os indicadores referentes aos óbitos.

Ela destacou que o aprimoramento da coleta de dados e as investigações desses óbitos constituem um passo fundamental para o desenvolvimento de ações de combate às causas determinantes desses óbitos, subsidiando a adoção de uma série de medidas que visam diminuir a desigualdade social e melhorar os índices de desenvolvimento humano no Estado.

A gerente do Sistema de Informações da SES, Josefa Aquino, afirmou que a vigilância da mortalidade materna, infantil e fetal é uma das prioridades do Ministério da Saúde contribuindo para o cumprimento de compromissos assumidos pelo Governo Federal que tem como meta a redução da mortalidade infantil e da taxa da mortalidade materna. Ela explicou também que a partir dessa qualificação, a SES terá mais subsídios para melhorar a ações de vigilância e prevenção sobre as causas dos óbitos.