Fale Conosco

14 de setembro de 2012

Governo promove capacitação para lembrar Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste fim de semana (15 e 16), o “Curso de Capacitação para Diagnóstico e Manutenção do Paciente em Morte Encefálica”. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que será lembrado no próximo dia 27, como também das ações comemorativas a XII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante que tem como tema “Setembro Verde” e o slogan “Sinal Verde para a Vida, Diga Sim a uma doação de Órgãos”.

A diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Montenegro, explicou que o curso tem o objetivo de capacitar médicos intensivistas e enfermeiros para a identificação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos aumentando, assim, o número de doações com órgãos viáveis para o receptor.

Estarão participando do curso 40 profissionais médicos intensivistas e enfermeiros de vários hospitais de João Pessoa e Campina Grande. O evento será ministrado pela equipe do coordenador da Organização à Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Reginaldo Boni.

Outras atividades – Além do curso, a Central de Transplante da Paraíba vai realizar outras atividades para lembrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, como também da XII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. De acordo com Gyanna Lys, no dia 28 serão realizadas palestras para estudantes da Faculdade IESP. No dia 29, a partir das 14h, a Central de Transplante da Paraíba promoverá a realização do Culto Ecumênico para familiares de doadores e receptores no auditório do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep).

Outras ações de sensibilização em prol da doação serão desenvolvidas pelas OPO’s de João Pessoa e Campina Grande e pela Organização à Procura de Córnea (OPC’s) de Patos e Guarabira, com panfletagens nos principais shoppings e praças públicas. “Estamos retomando o crescimento no número de transplante, as ações com cursos de capacitação para os profissionais que lidam com o processo de doação e a conscientização da população sobre a importância da doação, com certeza, trarão resultados favoráveis em benefício dos pacientes em lista de transplante”, explicou.

Ela destacou que as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apoiando a política de transplante no Estado têm contribuído de forma decisiva para diminuir a fila de espera, oferecendo aos pacientes órgãos e tecidos de qualidade o que vai propiciar a sua reintegração na sociedade.

Clique aqui e confira a programação