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8 de maio de 2013

Governo promove capacitação para implantação de novo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento



Termina nesta quarta-feira (08), a capacitação que a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) está sendo oferecida aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) para implantação do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). O treinamento voltado para a utilização do sistema desenvolvido pelo Governo Federal foi iniciado na segunda-feira (06) e está sendo aplicado no auditório da companhia de TI do Estado.

De acordo com a Diretora de Tecnologia da Informação da Codata, Christhiny Masiero, o Siop vem sendo distribuído e recomendado pelo Governo Federal para que os Estados possam informatizar e otimizar os processos de planejamento e orçamento, além de elaborar os Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentária e Orçamentária Anual. “A adoção deste novo sistema é uma recomendação da União a todos os estados do país que deveria ser cumprida até o prazo máximo do dia 1 de abril. Por intermédio da Codata, componente de TI do Sistema Integrado de Governança do Estado (Sige), a Paraíba foi um dos poucos estados que cumpriu com essa determinação”.

O Diretor de Desenvolvimento da Codata, Adrivagner Dantas, explicou ainda que a capacitação está sendo oferecida à vinte servidores da Seplag. “Eles vão servir de multiplicadores do conhecimento adquirido durante estes três dias no auditório da Codata. A capacitação, inclusive, já faz parte da implantação do sistema na Paraíba, que tem conclusão prevista para o final de junho”, explicou.

O gestor informou que já foi iniciado o processo de migração dos dados do antigo sistema utilizado na gestão estadual paraibana para o novo modelo de linguagem. “O orçamento de 2014 já vai ser elaborado por meio do Siop”, completou Adrivagner.

Siop - O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento é o sistema informatizado que suporta processos de planejamento e orçamento do Governo Federal.  Por meio do acesso à internet, os usuários dos diversos Órgãos Setoriais, Unidades Orçamentárias e Agentes Técnicos integrantes do Sistema de Planejamento e Orçamento da União, bem como outros sistemas automatizados, registram suas operações e efetuam suas consultas on-line.

O sistema foi desenvolvido e colocado em operação pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI/MP, e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST/MP, para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias; a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual, a elaboração e revisão do Projeto de Lei do Plano Plurianual, as alterações orçamentárias, o acompanhamento das Estatais e acompanhamento orçamentário.