Fale Conosco

31 de outubro de 2016

Governo promove capacitação para famílias inseridas no Projeto Ecoprodutivo



Como parte das ações que visam a implantação do Projeto Ecoprodutivo em seis municípios nesta fase inicial, o Governo do Estado realiza, desde abril de 2015 pela Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, uma série de capacitação com as famílias agricultoras inseridas no projeto. A proposta é fazer com que todos possam desenvolver atividade agropecuária, agregando valores para uma melhor geração de renda.

Já foi realizada a capacitação de educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva nas comunidades de Alagamar, Oziel Pereira, Bartolomeu e Pitombeira, e está programado para 2017 em Senhor do Bonfim e Mato Grosso dos Paulinos.

Nesses mesmos lugares, exceto Mato Grosso, aconteceu durante os meses de agosto e outubro o curso de segurança alimentar. Também foi ministrado o curso de processamento de frutas entre julho e outubro, em Alagamar, Bartolomeu e Pitombeira.

Já foram realizados treinamentos sobre manejo de caprino/ovino/bovino, alimentação animal com a confecção de blocos multinutricionais, apicultura, quintais produtivos e bancos de sementes crioulas. Neste ano, também já aconteceram cursos de associativismo, gestão social e turismo rural; motivação/autoestima e debates sobre drogas lícitas e ilícitas. As capacitações vêm sendo ministradas pelos técnicos da Emater e da Emepa.

Também aconteceram os cursos de comercialização/feiras da agricultura familiar, agroecologia, avicultura, corte e costura, cabelereiro, manicure, artesanato e trabalhos manuais.

Em parceria com o Senar, já foram promovidos oito cursos de corte costura e iniciou-se nesta semana o curso de noções básicas de informática na Comunidade Quilombola Pitombeira, no município de Várzea.