Fale Conosco

10 de junho de 2013

Governo promove capacitação em Robótica para mais de 1.500 professores do ensino médio



Governo promove capacitação em Robótica foto sergio cavalcanti SEE 21 270x202 - Governo promove capacitação em Robótica para mais de 1.500 professores do ensino médioO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está promovendo até a próxima quinta-feira (13) a primeira etapa do processo de capacitação de 1.538 professores do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (Eja/Médio) para o uso dos Laboratórios de Robótica. Em João Pessoa, a capacitação está sendo realizada no auditório do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), onde os professores foram divididos em três turmas (manhã, tarde e noite). O Governo do Estado adquiriu 150 laboratórios de robótica para as escolas de Ensino Médio, no valor de aproximadamente R$ 20 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

A formação está acontecendo em quatro pólos, distribuídos da seguinte forma: polo de João Pessoa (1ª, 2ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Educação); polo de Campina Grande (3ª, 4ª e 5ª GREs); polo de Patos (6ª, 7ª e 11ª) e polo de Sousa (8ª, 9ª, 10ª e 13ª). No polo de João Pessoa estão sendo capacitados 707 professores. No polo de Campina Grande, 518 professores estão recebendo a capacitação, enquanto em Patos são 165 professores e no polo de Sousa 148. Os gerentes e técnicos das 14 GREs também estão participando da capacitação, que está sendo realizada pela empresa Brink Mobil Tecnologia Educacional.

Governo promove capacitação em Robótica foto sergio cavalcanti SEE 1 270x202 - Governo promove capacitação em Robótica para mais de 1.500 professores do ensino médioA gerente de Ensino Médio da SEE, Ana Célia Lisboa da Costa, destacou a importância da capacitação, informando que nesta primeira etapa serão duas horas de capacitação, nas quais os professores trabalharão na plataforma moodle e terão a introdução ao Laboratório de Robótica Educacional. Na segunda etapa a capacitação será de 10 horas com a fundamentação teórico-metodológica. Já na terceira etapa serão 20 horas e na quarta etapa serão seis horas. Ela adiantou que a capacitação acontece até julho de 2014.

Para o professor de Química, Fernando França, estes projetos estimulam os alunos: “Todos os projetos que ocupem o espaço pedagógico são válidos, seja o xadrez, a robótica ou qualquer outra atividade”.