João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove capacitação em Robótica para mais de 1.500 professores do ensino médio

segunda-feira, 10 de junho de 2013 - 17:44 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está promovendo até a próxima quinta-feira (13) a primeira etapa do processo de capacitação de 1.538 professores do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (Eja/Médio) para o uso dos Laboratórios de Robótica. Em João Pessoa, a capacitação está sendo realizada no auditório do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), onde os professores foram divididos em três turmas (manhã, tarde e noite). O Governo do Estado adquiriu 150 laboratórios de robótica para as escolas de Ensino Médio, no valor de aproximadamente R$ 20 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

A formação está acontecendo em quatro pólos, distribuídos da seguinte forma: polo de João Pessoa (1ª, 2ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Educação); polo de Campina Grande (3ª, 4ª e 5ª GREs); polo de Patos (6ª, 7ª e 11ª) e polo de Sousa (8ª, 9ª, 10ª e 13ª). No polo de João Pessoa estão sendo capacitados 707 professores. No polo de Campina Grande, 518 professores estão recebendo a capacitação, enquanto em Patos são 165 professores e no polo de Sousa 148. Os gerentes e técnicos das 14 GREs também estão participando da capacitação, que está sendo realizada pela empresa Brink Mobil Tecnologia Educacional.

A gerente de Ensino Médio da SEE, Ana Célia Lisboa da Costa, destacou a importância da capacitação, informando que nesta primeira etapa serão duas horas de capacitação, nas quais os professores trabalharão na plataforma moodle e terão a introdução ao Laboratório de Robótica Educacional. Na segunda etapa a capacitação será de 10 horas com a fundamentação teórico-metodológica. Já na terceira etapa serão 20 horas e na quarta etapa serão seis horas. Ela adiantou que a capacitação acontece até julho de 2014.

Para o professor de Química, Fernando França, estes projetos estimulam os alunos: “Todos os projetos que ocupem o espaço pedagógico são válidos, seja o xadrez, a robótica ou qualquer outra atividade”.