Fale Conosco

22 de outubro de 2013

Governo promove capacitação de ouvidores das unidades de saúde



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo a “Capacitação dos Ouvidores da Paraíba” durante toda semana. O evento começou na segunda-feira (21), às 8h, e será encerrado na sexta-feira (25), ao meio-dia, na Escola Profissionalizante Kronos, localizada na Av. Almirante Barroso, 564, no centro de João Pessoa. Estão participando 35 ouvidores: 12 das Gerências Regionais de Saúde; 12 dos Hospitais Regionais; oito da capital (Hospital de Trauma; Arlinda Marques; Maternidade Frei Damião; Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; Hospital Edson Ramalho; Clementino Fraga; Agevisa e Hemocentro) e três servidores da Ouvidoria da sede da SES.

A capacitação está sendo realizada por dois técnicos do Ministério da Saúde, do Departamento de Ouvidoria Geral (Doges): Ana Maria Tavares e Helton Vieira. Eles vieram falar do sistema informatizado “Ouvidor SUS”, com o objetivo de preparar os ouvidores para trabalharem em rede, fortalecendo a função, já que vão estar mais próximos para disseminar mais informações para a população.

Os convidados explicaram que dentro do “Ouvidor SUS” existe um banco de dados que somente o ouvidor tem acesso. Lá tem todas as informações sobre as doenças; de que forma é feito o tratamento; onde o cidadão encontra ajuda, enfim, uma ferramenta para deixar o usuário cada vez mais informado.

Mas a capacitação tem como intenção também fortalecer os profissionais que trabalham nas ouvidorias e, consequentemente, ajudar os gestores. “A Ouvidoria é uma grande ferramenta para o gestor porque tem dados concretos de onde pode haver melhorias, já que a participação do povo é o que faz mover este serviço”, disse Regina Celi Ribeiro, ouvidora geral da saúde.