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Governo promove capacitação de gestores de escolas em tempo integral até esta quarta-feira

quarta-feira, 6 de abril de 2016 - 09:41 - Fotos:  Secom-PB/ Max Brito

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza até esta quarta-feira (6), em Bayeux, mais uma etapa da formação continuada para os quadros da educação em tempo integral. A capacitação é direcionada a diretores das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs). Na semana passada, professores e coordenadores pedagógicos também participaram de uma das etapas de formação.

Ao longo da formação, os participantes desenvolvem habilidades de gestão de pessoas, liderança, espírito de equipe e motivação. Utilizando modernas metodologias e bases da Teoria da Gestão Educacional, além de ensinamentos de autores contemporâneos. As aulas visam orientar os gestores sobre a importância da eficiência e da eficácia na gestão e como motivar e liderar a equipe escolar de forma a promover melhorias no ensino.

Participam da formação, gestores da Escola Técnica Estadual de Bayeux (onde acontece o evento), Escola Técnica Estadual de João Pessoa, Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, Escola Estadual Padre Hildon Bandeira (João Pessoa), Escola Estadual Heliton Santana (Santa Rita), Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima (Campina Grande), Escola Estadual Antônio Batista Santiago (Itabaiana) e Escola Estadual Francelino de Alencar Neves (Itaporanga).

Para Gerlane Pereira, gestora da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, é esse tipo de formação é importante, porque em um modelo de ensino como o das escolas cidadãs, é preciso estar sempre atento. “Quando a gente participa de eventos como esse, pensamos, também, em compartilhar com os professores e com toda a equipe da escola os conhecimentos e práticas, para que assim possamos alcançar a educação de excelência”, ressaltou.

Essa é a quarta formação específica para as Escolas Cidadãs Integrais. A primeira, em janeiro, foi voltada a gestores e coordenadores pedagógicos e trabalhou as novidades da gestão escolar. A segunda, em fevereiro, reuniu 150 professores para formá-los nas novidades pedagógicas da educação integral. A terceira foi na semana passada, com professores do componente curricular “Projeto de Vida”, que aprenderam a transformar os sonhos dos alunos em motivação para o pleno desenvolvimento das suas capacidades.