Fale Conosco

15 de agosto de 2016

Governo promove atividades dentro da programação do Mês da juventude



O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza,  entre os dias 16 a 19  de agosto, trilhas ecológicas especiais no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (João Pessoa) e nos dias 22 a 26 palestras sobre os resíduos sólidos para alunos da rede pública de ensino. A iniciativa faz parte das ações comemorativas do Mês da Juventude.

O Superintendente da Sudema, João Vivente Machado Sobrinho, falou sobre a parceria e a relevância desse esforço conjunto. “O Governo da Paraíba vem realizando vários trabalhos em prol da juventude, este ano, fomos convidados a participar das atividades com o trabalho de educação ambiental visto a necessidade de ações que envolvam temáticas ambientais. Os jovens são o futuro deste país e queremos sensibilizá-los e torná-los multiplicadores destas causas”, ressaltou.

A coordenadora da Educação Ambiental da Autarquia, Taciana Wanderly, explicou como serão realizadas as atividades. “Por meio da educação ambiental, trabalharemos com a valorização e a capacitação de todos envolvidos, fortalecendo a inclusão social, como também a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável, consequentemente refletindo de forma direta na qualidade de vida desses alunos”, esclareceu.

Emater – A Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), também participa da programação executada diversos municípios, envolvendo jovens que são assessorados pela Emater.

Com acompanhamento da Diretoria Técnica, da Coordenação de Operação, Núcleo de Extensão Social (Nueso) e o Núcleo de Comunicação e Metodologia (Nucom), a programação é executada pela coordenadoria regionais da Emater-PB até o dia 31 deste mês, com palestras em comunidades rurais, discussões com jovens inseridos sobre o Programa Brasil Sem Miséria, distribuição de Declaração de Aptidão do Produtor, palestras acerca de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, sobre compostagem orgânica, hortas caseiras, energia solar, empreendedorismo e associativismo.

Outros temas colocados em pauta são o êxodo rural, doenças sexualmente transmissíveis, o uso de drogas lícitas e ilícitas e alcoolismo. Também haverá cursos de cabeleleiros e manicure/pedicure, oficinas sobre o Estatuto da Juventude Rural. A programação também consta de debates e aulas práticas sobre agroecologia, quintais produtivos e organização rural,

O Mês da Juventude, nesta edição, têm pautas de discussões sobre shows e atrações culturais, exposições, oficinas, palestras, rodas de diálogos, atividades esportivas, de educação, saúde e meio ambiente.

A programação do Mês da Juventude foi lançada em uma solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa, na última sexta- feira (12).  O Mês da Juventude 2016 traz com lema e foco a “Democracia e Participação Juvenil”.