João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove ações para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 09:36 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), e Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), desenvolve diversas ações para incentivar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Através da Coordenadoria de Produção e Treinamento são traçadas estratégias e parcerias, que visam a inclusão no setor produtivo e de serviços em toda a Paraíba. Apenas no Dia ‘D’ de Empregabilidade, realizado no último dia 13 de maio, na Funad, foram encaminhadas 71 pessoas com deficiência e 43 foram inseridas nas empresas.

Os números são animadores e crescentes. Até o mês de junho, mais 127 pessoas foram absorvidas pelo mercado de trabalho. Tudo começa na Funad, onde é feito o cadastro, os candidatos são entrevistados, qualificados e selecionados pelas empresas parceiras. Estas, recebem orientação da Funad, que acompanha todo o processo até o momento da contratação.

As ações de empregabilidade da Funad têm chamado a atenção dos municípios, que buscam orientação e apoio da Instituição. Um deles é Mamanguape, que realizou nesta semana o Seminário Desafios e Perspectivas de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho do Vale do Mamamguape.

Atividades - No mês de setembro, quando se comemora o Dia da Pessoa com Deficiência (21), estão programadas outras ações para a empregabilidade. No dia 24, a Funad vai acolher as pessoas com deficiência interessadas em trabalhar. Para isso, vai montar vários estandes, onde as empresas parceiras, sob o olhar técnico da Funad e Ministério do Trabalho, vão oferecer vagas, fazer cadastro, seleção e assim poder contratar pessoas com deficiência. Outra cidade que vai realizar evento semelhante, em setembro, é Campina Grande, com uma ação do Sine Estadual, Funad e Ministério do Trabalho.

Todo esse trabalho tem o objetivo de garantir maior inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma responsável. “A única forma de promover essa inserção é articular uma rede de parceiros comprometidos, que fortaleça e amplie o número de empregos para pessoas com deficiência, garantindo assim, sua plena cidadania e dignidade”, disse a presidente da Funad, Simone Jordão.