Fale Conosco

31 de julho de 2015

Governo promove ações para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho



13.05.13 fachada funad fotos joao francisco 5 270x202 - Governo promove ações para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalhoO Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), e Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), desenvolve diversas ações para incentivar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Através da Coordenadoria de Produção e Treinamento são traçadas estratégias e parcerias, que visam a inclusão no setor produtivo e de serviços em toda a Paraíba. Apenas no Dia ‘D’ de Empregabilidade, realizado no último dia 13 de maio, na Funad, foram encaminhadas 71 pessoas com deficiência e 43 foram inseridas nas empresas.

Os números são animadores e crescentes. Até o mês de junho, mais 127 pessoas foram absorvidas pelo mercado de trabalho. Tudo começa na Funad, onde é feito o cadastro, os candidatos são entrevistados, qualificados e selecionados pelas empresas parceiras. Estas, recebem orientação da Funad, que acompanha todo o processo até o momento da contratação.

As ações de empregabilidade da Funad têm chamado a atenção dos municípios, que buscam orientação e apoio da Instituição. Um deles é Mamanguape, que realizou nesta semana o Seminário Desafios e Perspectivas de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho do Vale do Mamamguape.

Atividades - No mês de setembro, quando se comemora o Dia da Pessoa com Deficiência (21), estão programadas outras ações para a empregabilidade. No dia 24, a Funad vai acolher as pessoas com deficiência interessadas em trabalhar. Para isso, vai montar vários estandes, onde as empresas parceiras, sob o olhar técnico da Funad e Ministério do Trabalho, vão oferecer vagas, fazer cadastro, seleção e assim poder contratar pessoas com deficiência. Outra cidade que vai realizar evento semelhante, em setembro, é Campina Grande, com uma ação do Sine Estadual, Funad e Ministério do Trabalho.

Todo esse trabalho tem o objetivo de garantir maior inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma responsável. “A única forma de promover essa inserção é articular uma rede de parceiros comprometidos, que fortaleça e amplie o número de empregos para pessoas com deficiência, garantindo assim, sua plena cidadania e dignidade”, disse a presidente da Funad, Simone Jordão.