João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e Capim

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 09:06 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), promove o calendário de atividades em comemoração ao Mês da Mulher, que vai levar vários serviços a oito bairros de João Pessoa, além dos municípios de Campina Grande e Capim.

Nesta quinta-feira (13), o cronograma de atividades chega até Gramame, na sede da Cejub, com atividades de ginástica laboral e uma palestra sobre a “Importância da Atividade Física”. Na sexta (14), as mesmas ações serão promovidas na Igreja Pentecostal do Brasil, na Comunidade Novo Horizonte, no Cristo, na Capital. Paralelo a este evento, nos dias 13 e 14, os moradores do Colinas do Sul II participam de palestra sobre o “Reaproveitamento de Alimentos”, na Igreja Batista Betel. Todas as atividades do cronograma irão ocorrer no período da tarde, sempre à partir das 14h, com sorteios de brindes.

Ações realizadas – Na tarde da última segunda-feira (10), ocorreu a abertura do calendário na Comunidade Saturnino de Brito, no bairro do Varadouro. A palestra inaugural sobre “Orçamento Familiar” contou com a participação de 25 mulheres da comunidade e foi ministrada pelo coordenador do IESP/Fatec dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Thyago Henriques de Oliveira. Na ocasião, ainda foram exibidos diversos vídeos mostrando depoimentos de domésticas sobre gastos extras e sazonais.

Ainda segundo o cronograma de atividades, na tarde da terça-feira (11) a Comunidade Saturnino de Brito recebeu ainda uma oficina de atividades físicas por meio da ginástica laboral, com a educadora e servidora da FAC, Edileide Cabral.

Entre as 18 participantes estava Maria de Lima, de 68 anos. “É bom pra gente que não participa de nada, porque nada chegava aqui”, revelou. Já a dona de casa e mãe, Camila Araújo, disse que é um motivo de grande alegria e aprendizado para sua filha de quatro anos, Ana Vitória, que esteve presente e participou das atividades.

As participantes puderam interagir integralmente por meio de atividades que envolviam a prática de controle das despesas domésticas. Estiveram presentes a Diretora Executiva da FAC, Cassandra Figueiredo; a Assistente Social da FAC, Aurineide Pereira; a líder comunitária, Maria Dalva, além das mães e jovens que fazem parte do Programa de Serviço Nutricional e Alimentar (SANE) – desenvolvido pela Empasa em parceria com a FAC.

De acordo com Cassandra Figueiredo, a mulher precisa ser valorizada e respeitada todos os meses e não apenas neste comemorativo. “Estamos participando da ‘Campanha Paraíba, Mulher Forte e de Valor’ levando várias ações de cidadania, saúde, conhecimento e capacitação às beneficiárias visando o seu protagonismo e fortalecendo a participação e autonomia das mulheres, por meio da integração com as políticas públicas de Governo voltadas a elas”, pontuou.

Próximas atividades – No período de 17 à 21 de março, os moradores do município de Capim irão receber um curso profissionalizante, oficina de recepcionista e pintura em tecido. No dia 18, os moradores da Comunidade Jardim Itabaiana, no Cristo, em João Pessoa, participam da oficina de atividade física na Igreja São Lucas. O Baixo Róger, ainda na Capital, será beneficiado com a Ação Comunitária da FAC, em parceria com outros 12 órgãos, no dia 19, na localidade em frente a Casa Pequeno Davi.

Já no dia 21, haverá uma oficina de Decupagem na Associação dos Moradores do bairro Renascer I e uma palestra sobre “Reaproveitamento de Alimentos” na Igreja São Lucas no Jardim Itabaiana, no Cristo. Nos dias 25 e 26, os moradores do Alto do Céu, em Mandacaru receberão oficina de atividade física no Centro Social Urbano e os de Mangabeira poderão participar da oficina “Saúde da Mulher” na Casa da Cidadania e no Prosind, simultaneamente. No período de 24 à 28, a população de Campina Grande também poderá participar de um curso profissionalizante, oficina de recepcionista e pintura em tecido.