Fale Conosco

13 de março de 2014

Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e Capim



12 03 14 Atividade recreativa na comunidade S.Brito 16 270x202 - Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e CapimO Governo do Estado, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), promove o calendário de atividades em comemoração ao Mês da Mulher, que vai levar vários serviços a oito bairros de João Pessoa, além dos municípios de Campina Grande e Capim.

Nesta quinta-feira (13), o cronograma de atividades chega até Gramame, na sede da Cejub, com atividades de ginástica laboral e uma palestra sobre a “Importância da Atividade Física”. Na sexta (14), as mesmas ações serão promovidas na Igreja Pentecostal do Brasil, na Comunidade Novo Horizonte, no Cristo, na Capital. Paralelo a este evento, nos dias 13 e 14, os moradores do Colinas do Sul II participam de palestra sobre o “Reaproveitamento de Alimentos”, na Igreja Batista Betel. Todas as atividades do cronograma irão ocorrer no período da tarde, sempre à partir das 14h, com sorteios de brindes.

10 03 14 Palestra na Comunidade S.Brito  270x202 - Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e CapimAções realizadas – Na tarde da última segunda-feira (10), ocorreu a abertura do calendário na Comunidade Saturnino de Brito, no bairro do Varadouro. A palestra inaugural sobre “Orçamento Familiar” contou com a participação de 25 mulheres da comunidade e foi ministrada pelo coordenador do IESP/Fatec dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Thyago Henriques de Oliveira. Na ocasião, ainda foram exibidos diversos vídeos mostrando depoimentos de domésticas sobre gastos extras e sazonais.

Ainda segundo o cronograma de atividades, na tarde da terça-feira (11) a Comunidade Saturnino de Brito recebeu ainda uma oficina de atividades físicas por meio da ginástica laboral, com a educadora e servidora da FAC, Edileide Cabral.

10 03 14 Palestra na Comunidade S.Brito 11 270x202 - Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e CapimEntre as 18 participantes estava Maria de Lima, de 68 anos. “É bom pra gente que não participa de nada, porque nada chegava aqui”, revelou. Já a dona de casa e mãe, Camila Araújo, disse que é um motivo de grande alegria e aprendizado para sua filha de quatro anos, Ana Vitória, que esteve presente e participou das atividades.

As participantes puderam interagir integralmente por meio de atividades que envolviam a prática de controle das despesas domésticas. Estiveram presentes a Diretora Executiva da FAC, Cassandra Figueiredo; a Assistente Social da FAC, Aurineide Pereira; a líder comunitária, Maria Dalva, além das mães e jovens que fazem parte do Programa de Serviço Nutricional e Alimentar (SANE) – desenvolvido pela Empasa em parceria com a FAC.

10 03 14 Palestra na Comunidade S.Brito 3 270x202 - Governo promove ações em João Pessoa, Campina Grande e CapimDe acordo com Cassandra Figueiredo, a mulher precisa ser valorizada e respeitada todos os meses e não apenas neste comemorativo. “Estamos participando da ‘Campanha Paraíba, Mulher Forte e de Valor’ levando várias ações de cidadania, saúde, conhecimento e capacitação às beneficiárias visando o seu protagonismo e fortalecendo a participação e autonomia das mulheres, por meio da integração com as políticas públicas de Governo voltadas a elas”, pontuou.

Próximas atividades – No período de 17 à 21 de março, os moradores do município de Capim irão receber um curso profissionalizante, oficina de recepcionista e pintura em tecido. No dia 18, os moradores da Comunidade Jardim Itabaiana, no Cristo, em João Pessoa, participam da oficina de atividade física na Igreja São Lucas. O Baixo Róger, ainda na Capital, será beneficiado com a Ação Comunitária da FAC, em parceria com outros 12 órgãos, no dia 19, na localidade em frente a Casa Pequeno Davi.

Já no dia 21, haverá uma oficina de Decupagem na Associação dos Moradores do bairro Renascer I e uma palestra sobre “Reaproveitamento de Alimentos” na Igreja São Lucas no Jardim Itabaiana, no Cristo. Nos dias 25 e 26, os moradores do Alto do Céu, em Mandacaru receberão oficina de atividade física no Centro Social Urbano e os de Mangabeira poderão participar da oficina “Saúde da Mulher” na Casa da Cidadania e no Prosind, simultaneamente. No período de 24 à 28, a população de Campina Grande também poderá participar de um curso profissionalizante, oficina de recepcionista e pintura em tecido.