Fale Conosco

17 de outubro de 2013

Governo promove ações de segurança, trânsito e saúde na Capital



Cerca de 600 crianças do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, devem participar, nesta sexta-feira (18), do ‘Dia das Crianças com segurança e saúde’. O evento será promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde e a iniciativa privada.

A concentração será na Rua João de Brito Moura, vizinho ao terminal de ônibus, a partir das 8h. Foram convidados alunos de várias escolas públicas e particulares, além de crianças do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’.

O evento será aberto com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, e haverá distribuição de brindes e lanches, além de prestação de serviços básicos de saúde.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran fará atividades recreativas e pedagógicas com orientação sobre o comportamento seguro no trânsito, travessia de escolares em vias públicas e maneiras corretas de circular como pedestre ou ciclista.

Alunos da Faculdade Maurício de Nassau vão disponibilizar atendimento básico de saúde e representantes da Ong Andrae apresentarão dicas de primeiros socorros. Estudantes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba vão apresentar os resultados de um estudo sobre a importância da realização de testes de audiometria em candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e sobre a importância da audição na segurança do trânsito.

Adultos e crianças do bairro ainda receberão material educativo sobre a Operação Lei Seca, distribuído no local por agentes da Divisão de Policiamento de Trânsito, e poderão conhecer o funcionamento do bafômetro.

A atividade está incluída na programação elaborada pelo Governo do Estado para o Mês das Crianças. No dia 10 deste mês, o Detran participou do Dia das Crianças com Educação e Segurança no Trânsito promovido no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira para filhos de policiais militares. Mais de 200 crianças conheceram a mini-cidade do trânsito e participaram de brincadeiras e atividades educativas.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse que o Governo do Estado vem investindo grande parte dos recursos arrecadados com taxas de serviços em ações educativas. Ele explicou que, além das campanhas, a Divisão de Educação para o Trânsito visita empresas e escolas realizando palestras para alunos e funcionários e também vem realizando várias atividades em parceria com as prefeituras e órgãos municipais de trânsito.