Fale Conosco

5 de março de 2015

Governo do Estado promove ações de saúde para mulheres nos municípios paraibanos



O Governo da Paraíba, por meio das secretarias de Estado, promove ações alusivas ao Dia da Mulher (8 de março) em vários municípios paraibanos. A abertura das atividades acontece, nesta sexta-feira (6), às 10h, no Palácio da Redenção, na Capital.

Na área de saúde, a secretaria responsável pela pasta disponibiliza, em datas alternadas, exames citológicos e de mamografia como prevenção ao câncer de mama e de colo de útero; testes rápidos de AIDS, sífilis e Hepatites B e C; palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); vacinação, consultas especializadas e outras atividades voltadas para as pacientes e trabalhadoras de várias unidades de saúde em diversos municípios.

“As ações buscam garantir a efetivação das políticas públicas voltadas para as mulheres, movimento que a SES já realiza e, nesta perspectiva, a Saúde entra em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, junto com as demais secretarias de Estado, para efetivar, em todo mês de março, ações para as mulheres e suas diversidades”, adiantou a coordenadora de Saúde da Mulher e da População Negra da SES, Durvalina Lima.

Nos serviços de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência sexual (Maternidades Frei Damião e Cândida Vargas, na Capital; Santa Filomena, em Monteiro; Sinhá Carneiro, em Santa Luzia; Peregrino Filho, em Patos e as de Cajazeiras e Sousa; Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), Campina Grande e Hospitais Regionais de Guarabira e Sousa), acontecerão, durante todo o mês de março, debates referentes à importância do atendimento integralizado às mulheres vítimas de violência sexual; a relevância do trabalho em rede e a divulgação dos serviços para a população.

Atividades – Na segunda-feira (9), às 9h, na sede da SES, na Av. Pedro II, na Capital, será oferecido um café da manhã, com entrega de laços violetas e atividades culturais.

Ainda dentro da programação da SES, para as servidoras da sede, nos dias 9, 10 e 11, serão realizados exames citológicos (entre 25 e 64 anos), das 8h às 17h; e nos dias 9, 10, 16, 17 e 24, a partir das 7h, serão feitas consultas com mastologistas para a requisição de mamografia de rastreamento (entre 40 e 69 anos), na sede do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), na Av. Beira-Rio, na Capital.

Entre os dias 6 e 24, o CEDC atende na própria sede e em outros lugares, por meio de parcerias. Na sexta-feira (6), o atendimento será no 1° Batalhão da Polícia Militar, no Centro de João Pessoa, das 8h às 17h, para 200 mulheres.

Já nos dias 12, 13 e 14 de março, das 8h às 17h, serão 800 atendimentos, sendo 500 citológicos e 300 de solicitações de mamografia de rastreamento, no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, para as servidoras da unidade.  E no período de 16 a 19, das 8h às 17h, o atendimento será no Presídio Júlia Maranhão, com citológicos e mamografias.

No Complexo Hospitalar Clementino Fraga, ainda na Capital, será realizada a Semana da Mulher, de 9 a 13, de março. Na terça-feira (10), às 10h, terá palestra sobre o papel da mulher na sociedade e a luta pela igualdade de gênero; às 11h está programada uma apresentação cultural.

Ainda de acordo com a programação do Clementino, no dia 11, às 8h, terá o ‘Dia de Beleza’ para as pacientes internas. No dia 12, às 8h, a atividade será voltada para as funcionárias e no dia 13, às 9h, apresentação de um grupo de capoeira formado por mulheres e apresentação do grupo teatral “Companhia da Saúde e do Sorriso”, composto por funcionários do Complexo.

Já no Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher acontecem no dia 9, a partir das 9h, com palestra sobre “violência contra a mulher”; entrega de certificados (honra ao mérito) às funcionárias; música em diversos setores do hospital, com trilha sonora relacionada ao tema e coffee break.

Há nove meses, o Hospital tem na direção geral, a coronel Socorro Uchôa, a primeira mulher a assumir o cargo. “Foi um grande desafio. Por eu ser mulher e militar, foram criadas grandes expectativas, mas, creio que estou conseguindo atendê-las. Todas nós, diariamente, estamos sendo desafiadas e o Dia Internacional da Mulher nos proporciona um momento para refletir sobre o nosso papel na vida moderna e, consequentemente, nos valorizarmos e melhorar a autoestima”, observou.

Na Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, na Capital, terá um almoço musical, às 12h, no dia 6 de março, com o tema “Cada flor conquistada, seja a comemoração da luta vencida”.

Nesta quinta-feira, às 14h, o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, promove uma palestra sobre saúde da mulher e DSTs, com professores universitários de enfermagem, para funcionárias, pacientes e familiares.

O Banco de Leite Anita Cabral enviará mensagens parabenizando todas as doadoras. A unidade já tem, tradicionalmente, programações voltadas para a mulher, nos meses de maio, quando acontece a Semana Estadual de Doação de Leite, e no mês de agosto, na Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O Hemocentro da Paraíba, na Capital, promove a “Campanha de doação feminina/2015”, com o slogan: “Mulher, quando você doa sangue, a vida se multiplica”, no período de 6 a 31 de março.

Campina Grande – O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realiza, na próxima segunda-feira (9), as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece no auditório da unidade hospitalar, a partir das 9h. Segundo o diretor geral do Trauma-CG, Dr. Geraldo Medeiros, o objetivo é o reconhecimento pelos esforços diários daquelas que trabalham na unidade hospitalar. “Além disso, é ocasião importante para que possamos refletir sobre o papel da mulher na sociedade”, disse.

Às 9h, terá a abertura solene; às 9h30, café da manhã; às 10h30, a palestra “Trabalho e Gênero”, com o sociólogo, Anderson Matias Cardoso; às 11h, a ‘Hora da beleza’ e às 12h o almoço. Às 14h, ginástica laboral; às 15h, apresentação cultural; às 16h, a palestra “Direito da Mulher”, com o médico Rodrigo Araújo Celino, chefe do Núcleo de Auditoria, do Trauma-CG e às 17h, o encerramento com o “chá das mulheres”.

O Hemocentro Regional de Campina Grande realiza, nesta sexta-feira (6), uma programação especial para comemorar o Dia da Mulher e alertar a população feminina sobre a importância da doação de sangue. Na Praça da Bandeira, no centro da cidade, das 8h às 16h, as doadoras também receberão brindes. A programação será encerrada com a apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campina Grande.

O setor de Recursos Humanos do Hemocentro também elaborou uma programação especial para as funcionárias, que será realizada no auditório, a partir das 9h.

Patos – Na Maternidade Peregrino Filho, no dia 8 de março, às 8 horas, terá um café da manhã especial com música; às 10 horas, haverá uma palestra sobre saúde da mulher, no auditório do Banco de Leite.

Cajazeiras – Nesta sexta-feira (6), a programação começa às 9h30, com um café da manhã para servidoras do Hospital Regional e às 17h, terá um chá da tarde para servidoras da UPA. No dia 9, às 14h, será oferecido um curso de maquiagem para as servidoras do Hospital e às 17h, uma palestra sobre autoestima. No dia 13, às 14h, terá um curso de maquiagem e às 17h, terá uma palestra sobre autoestima. As duas atividades serão na UPA.

Sousa – No Hospital Regional de Sousa a programação será no dia 9 de março com a realização de ultrassonografia de mamas; mamografias; sorteios de brindes e café da manhã.

Pombal – A Programação para o Dia da Mulher será realizada no dia 12, para as profissionais do Hospital Regional, com ultrassonografia de mama; consultas com ginecologista, mastologista; realização de testes rápidos e vacinas; palestras com ginecologista,
mastologista; psicóloga e chá da tarde.

Catolé do Rocha – No Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, as comemorações ocorrerão no dia 8 de março. A partir das 6h30 terá acolhimento, com entrega de mensagens às funcionárias e acompanhantes dos pacientes internos; em seguida, terá café da manhã, momento de oração e divulgação de mensagens na mídia local.

À tarde, acontecem a palestra sobre a saúde da mulher e coffe break. Durante todo o dia, na recepção do hospital, serão exibidos vídeos com informações sobre a saúde da mulher, entre outros temas e panfletagem sobre a história que originou o 8 de março, como o Dia Internacional da Mulher.

Itaporanga – O Hospital de Itaporanga promoverá atividades no dia 12 de março, a partir das 8h. Serão realizados exames citológicos para as funcionárias e palestra sobre câncer de mama e de colo de útero.

Piancó – No Hospital Wenceslau Lopes, em Piancó, terá palestra com a obstetra Larissa Lemos e chá da tarde, no dia 9.

Aguiar – No Hospital Distrital Francisco Bento Cabral, a programação será no dia 8, com café da manhã; palestra sobre câncer de mama e de colo de útero, com a enfermeira Emanuella Lima, distribuição de brindes, exames citológicos e de ultrassonografia, para as funcionárias do hospital, pacientes internas e acompanhantes.

Itabaiana – No Hospital Regional Rodrigues de Melo, terá a “Semana da Mulher”, com atividades nos dias 10 e 11, pela manhã e à tarde.  Na terça-feira (10), a partir das 8h, terá café da manhã; oficinas de alimentação saudável e de relaxamento. A programação ainda inclui um almoço com música ao vivo e em seguida, consultas para as mulheres, com cardiologista.

Na quarta-feira (11), a partir das 8h, ocorrem um café da manhã e oficinas sobre cuidado feminino e de relaxamento. No turno da tarde serão disponibilizadas consultas com ultrassonografias.

Picuí – No dia 13 de março, o Hospital Regional de Picuí oferece café da manhã; palestras com obstetra, clínico geral e enfermeiros da atenção básica; consultas com mastologista e marcação de citológicos.

Parceria com os municípios – Em Monteiro, na 5ª Gerência Regional de Saúde, nesta sexta-feira (6), a partir das 9h, acontece uma palestra para as servidoras com o tema: “autoestima do profissional de saúde”, café da manhã e distribuição de laços. Às 12h, haverá uma palestra, através da rádio Monteiro FM, com o tema: “Violência contra a Mulher” com o educador em saúde, José Sales. No dia 7, terá o Dia “D” em comemoração à mulher, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro.

Em Natuba, a programação será nos dias 17, 19 e 20 de março. No primeiro dia (17), no PSF III- Fervedouro e no PSF IV- Aguapaba; no dia 19, no PSF I- Centro de Saúde (Sede), e no dia 20, no PSF II-Pirauá (Distrito), ocorrerão palestras com temas sobre a Saúde da Mulher e exames citológicos, mamografias, com aplicação de flúor, aferição de pressão arterial e teste de Glicemia. No dia 19, as usuárias dos PSF’s III e IV, serão atendidas no PSF da sede com a realização dos exames de mamografia.

No município de Pedro Régis, as ações serão realizadas no dia 10 de março na Unidade de Saúde Severina Fernandes da Silva – UBS I, na praça de Nossa Senhora de Fátima, com aferição de pressão arterial e palestra referente à saúde da mulher, com a participação da médica Ana Luzia Dantas, além da enfermeira Danielle Andrade de Carvalho e da técnica de enfermagem, Bruna Annyelly N. da Silva.

Em Mamanguape, serão realizados ‘pit stop’ e palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Unidades de Pronto Atendimento – No dia 9 de março, as Unidades comemoram o Dia Da Mulher. Na UPA de Santa Rita, será oferecido um café da manhã e uma palestra com o tema “violência contra a mulher”; na UPA de Guarabira será oferecido um café da manhã, com distribuição de brindes. Na UPA de Princesa Isabel, serão realizadas ultrassonografias de mamas, por meio de uma parceria com a Clínica Total Saúde Solidária e ainda será oferecido um café da manhã.