João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove série de ações em comemoração ao Dia do Índio

quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 15:15 - Fotos: 

A celebração do Toré – ritual sagrado dos índios – marca nesta sexta-feira (19) a reunião das 32 aldeias do povo Potiguara na Paraíba. O evento será na Okakaraíba (terreiro sagrado), na Aldeia São Francisco, município de Baia da Traição, das 9h às 17h, e integra a programação da Semana Indígena promovida com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A Paraíba tem uma população de 21 mil índios e o Governo vem apoiando projetos nas áreas das aldeias como o cultivo de ostras, drenagem de rios e avicultura. O governador Ricardo Coutinho e representantes de Secretarias estarão presentes.

Segundo Capitão, líder do povo Potiguara, o diálogo com o Governo do Estado vem melhorando e tem ampliado a execução de projetos em favor da população. “A luta continua, pois reivindicamos a demarcação de 15 mil hectares de terra e a homologação de 7,8 mil hectares de Montemor. Precisamos ter terra, mas também investir nela e aprender a produzir”, afirma.

Nas terras potiguara, há 40 escolas e o ensino da língua Tupi, além de cursos preparatórios para o vestibular. Segundo o capitão potiguara, 200 alunos indígenas conseguiram ter acesso ao ensino superior. Os jovens e mulheres se organizam em grupos e produzem artesanato e comidas típicas. Para o cacique geral, Sandro Gomes Barbosa, a data comemorativa garante um momento de visibilidade da reivindicação do povo. “Todo dia é nosso dia. Para nós, ter a presença do Estado é importante, pois podemos realizar em conjunto políticas para os índios. É um momento de agradecer ao Deus Tupã e pedir forças para nossos irmãos, como os Guarani Kaiowá”, afirma.

Durante a sexta-feira (19), o Governo realizará ações educativas e de prevenção da saúde, com abordagens sobre DST/Aids, dengue, turbeculose, saúde bucal, hanseníase, geomitíase e hepatites virais.

Haverá a entrega simbólica de tablets, bicicletas e kit esportivo, o anúncio do Projeto Talentos do Brasil Rural – Roteiro Turístico “Uma Viagem à Civilização dos Potiguaras”, a entrega da 2ª edição do livro “Os Índios na visão dos Índios” e a entrega de sementes de milho.