João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove ações de inclusão social e produtiva para o homem do campo

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 16:57 - Fotos: 

Para aumentar a produção e gerar renda no campo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e suas vinculadas – Emater, Interpa, Empasa e Emepa -, em parceria com o Governo Federal, está investindo fortemente na agricultura familiar com projetos e programas que estão melhorando a qualidade de vida de milhares de famílias agricultoras.

Os resultados das Jornadas de Inclusão Produtiva que estão ocorrendo em todo o Estado confirmam o compromisso do Governo Ricardo Coutinho de estimular a permanência do homem no campo com ações e projetos de financiamentos produtivos, de aquisição de imóveis rurais, de crédito rural e comercialização, além de outros benefícios.

Segundo o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraiba (Emater –PB), Geovanne Medeiros, o objetivo é orientar e assessorar os agricultores familiares, dando-lhes a oportunidade de transformar a realidade social da região onde vivem, com produção familiar, explorando o potencial existente de forma sustentável e com consciência ecológica.

De acordo com o relatório de atividades da Emater, as 149 jornadas de Inclusão Produtiva, que ocorreram no ano passado, beneficiaram 5.978 famílias agricultoras com 3.916 propostas de crédito elaboradas, envolvendo recursos da ordem de mais de R$ 42 milhões. A perspectiva para esta 2ª edição é dobrar o número de famílias beneficiadas.

Iniciadas no final de julho, até agora as jornadas já percorreram mais de 80 municípios das 15 regiões administrativas da Emater no Estado. Além do acesso a programas e políticas públicas, os agricultores também estão tendo acesso a serviços básicos como emissão de documentos pessoais, previdência, defensoria pública, entre outros. Na edição anterior, esses serviços atingiram mais de 1.400 famílias.

Itabaiana- Mais de 150 agricultores familiares e criadores de Itabaina, região do Baixo Paraíba, devem ser contemplados com ações do Governo do Estado no setor agropecuário. Na manhã desta terça-feira (10), durante realização da II Jornada de Inclusão Produtiva do município, eles reivindicaram elaboração de propostas de financiamento do Pronaf, do programa Tarifa Verde, renegociação de dívidas rurais, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Daps), compra de milho por meio da Conab.

O evento ocorreu no Escritório Regional e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre agricultores, representantes de órgãos parceiros e autoridades convidadas. Na abertura, o coordenador regional da Emater em Itabaina, Paulo Emílio, falou da importância do encontro, destacando a iniciativa do Governo do Estado na consolidação do desenvolvimento sustentável da região e agradeceu a presença de todos os parceiros presentes.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio da Guia destacou a parceria do município com a Emater, enfatizando as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Garantia Safra. Ele lembrou também outros programas e ações de sua secretaria, a exemplo da aquisição da máquina retroescavadeira, recebida recentemente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que está sendo usada na recuperação de estradas de acesso às comunidades rurais.

O prefeito de Juripiranga, Paulo D’alia Teixeira, presente ao encontro, falou da jornada realizada em sua cidade na última sexta-feira (6), e destacou a importância das ações que estão sendo executadas pelo Governo em todo o território paraibano “É o Governo do Estado resgatando a cidadania dos paraibanos, tanto da cidade, quanto do campo”, ressaltou. A primeira dama do município de Itabaiana, Fabiana Vasconcelos, também prestigiou o evento, representando o prefeito Antônio Carlos de Melo.

As próximas Jornadas de Inclusão Produtiva dos municípios jurisdicionados pela região administrativa de Itabaiana acontecem nesta quarta-feira (11), em Pilar; na quinta-feira (12), em Gurinhém e Mogeiro. No dia 25, será a vez do município de Ingá e no dia 26, em Salgado de São Félix. O encerramento das jornadas na região ocorrerá em São José dos Ramos, no dia 27 de setembro.