Fale Conosco

20 de maio de 2014

Governo promove ações de Inclusão Produtiva em Patos nesta quinta-feira



O Governo do Estado participa, nesta quinta-feira (22), em Junco do Seridó, região administrativa de Patos, da 3ª edição da Jornada de Inclusão Produtiva. Com parceria da prefeitura local, o evento começa às 8h, em frente ao Clube Recreativo, no centro da cidade, e vai atender às demandas das famílias agricultoras dos 16 municípios da região. A perspectiva de público, segundo o coordenador regional da Emater, Francisco Acácio da Silva, é de cerca de 700 pessoas.

De acordo com o coordenador regional, a exemplo da segunda edição, ocorrida no ano passado, as jornadas deste ano priorizam o fortalecimento dos arranjos produtivos de alimentos com inclusão social, estímulo à comercialização institucional, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), renegociação de dívidas rurais e contratação de propostas de crédito pendentes e de novas propostas voltadas à inclusão produtiva.

Haverá também mostra tecnológica com exposições e comercialização de produtos agropecuários, além de cadastros para renovação de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPS), do Programa Tarifa Verde, da Conab e Empasa, para aquisição de milho, farelo de soja e de torta de algodão para garantir a alimentação do rebanho em períodos de estiagem.

No ano passado, a região de Patos realizou 16 jornadas de Inclusão Produtiva com participação de 5. 447 e atendimento a 4.303 agricultores familiares. Entre os serviços oferecidos estiveram as feiras agropecuárias e agroecológicas, exposições, distribuição de sementes, de alevinos, de mudas frutíferas e ornamentais, cursos, palestras, capacitações, emissão de documentação gratuita, apresentações culturais e entretenimento diversos. Na área de saúde, os participantes tiveram acesso a serviços básicos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre campanha de vacinação, entre outros ofertados pelas secretarias Estadual e municipais de saúde.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, avalia a importância das Jornadas de Inclusão Produtiva para o desenvolvimento rural sustentável e estruturação da agricultura familiar, principalmente pela diversificação de atendimentos prestados aos agricultores familiares e a população em geral. Ele disse que a cada jornada, ou seja, em um só ambiente “é possível atender centenas de pessoas nas mais variadas áreas como agricultura, pecuária, educação saúde e previdência social” explicou.

Nesta terceira edição, com encerramento previsto para o dia 11 de junho, em João Pessoa, já aconteceram mais de 100 jornadas, sendo cinco em nível regional e as demais em nível municipal, abrangendo os escritórios das 15 coordenadorias regionais da Emater Paraíba. No ano passado, ocorreram 220 jornadas em 200 municípios, beneficiando 80 mil famílias agricultoras com 300 propostas de créditos elaboradas e recursos da ordem de R$ 21 milhões.