João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove ação comunitária em Bayeux

quinta-feira, 6 de março de 2014 - 15:20 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

Centenas de pessoas participaram de um evento social realizado pela Fundação de Ação Comunitária da Paraíba (FAC), no bairro Imaculada, em Bayeux, na manhã desta quinta-feira (6). Foram oferecidos serviços de saúde, educação, além da retirada de documentos e de apresentações culturais. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Expedito Pereira, secretários municipais e outras autoridades.

Para o prefeito, receber uma ação social da FAC facilita a vida do cidadão de Bayeux. “A retirada de um documento, por exemplo, demora muito tempo se feita pelos meios tradicionais. Na ação social, este tempo é reduzido, e o documento é feito perto de casa, o que torna o processo muito mais prático”, diz.

Das 8h30 às 12h30, foram oferecidas atividades lúdicas para as crianças, oficina de artesanato, Corredor da Leitura, aferição de pressão arterial, vacinas, testes de HIV e sífilis. Ainda foram oferecidos corte de cabelo, atendimento ao consumidor da Cagepa, ações educativas de trânsito com o Detran e de prevenção ao consumo de drogas com a Polícia Militar, além da emissão de CPF, RG e carteira de trabalho, junto ao ‘Programa Cidadão’. Na ocasião, houve apresentação do grupo da banda marcial da Escola Estadual José D’Ávila Lins.

Segundo presidente da FAC, Flávio Moreira, a ação busca aproximar os serviços públicos da comunidade, uma indicação direta do governador Ricardo Coutinho. “Em quase todos os lugares onde a gente passa, as necessidades são muito parecidas, e a falta de acesso aos serviços é a principal delas, por isso, a importância das ações”, conta o presidente.

E foi a praticidade que levou o comerciante João Batista Caetano, 58 anos, a montar em sua bicicleta e buscar os serviços de saúde da ação social realizada pertinho de sua casa. “É sempre bom se precaver, fazer exames, conversar com profissionais, mas às vezes não dá tempo. Assim, perto de casa, não tem desculpa para não ficar em dia com a saúde”, disse.