João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove 15º Salão de Artesanato da PB a partir do dia 20

terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 14:40 - Fotos:  Ernane Gomes/Secom-PB

O Governo do Estado inicia no próximo dia20, a15ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. Este ano, o evento acontecerá no Jangada Clube, localizado na orla da praia do Cabo Branco,em João Pessoa.Aotodo, 3.007 produtores paraibanos serão beneficiados com o salão.

Eles vão apresentar peças que identificam tipologias do artesanato da Paraíba, além de pratos específicos da gastronomia local. O salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 22 de janeiro. A visitação será gratuita.

O 15º Salão de Artesanato da Paraíba está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba. O Programa é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e tem coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Destaque para a renda – Nesta edição, o Salão dará destaque aos trabalhos em renda, trazendo como tema “Renda-se à arte”. O evento vai ocupar a área interna do Jangada Clube e outro espaço de 1.200 metros2 na área externa do clube, que será coberto por tenda. Todos os ambientes serão climatizados.

Os trabalhos dos produtores paraibanos serão expostos seguindo divisões de alas, conforme a tipologia do artesanato que produzem: madeira, brinquedos populares, tecelagem, couro, cerâmica, fios, fibra, algodão colorido, osso, pedra, indígena, quilombola, xilogravura e cordel. Além disso, os trabalhos de habilidade manual e gastronomia terão espaços reservados.

Rodízio – De acordo com a coordenadora executiva do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, devido à quantidade de produtores inscritos no evento, haverá um rodízio na participação. “Os que trabalham com peças da tipologia fios e algodão colorido serão divididos em dois grupos: um apresentará os trabalhos por 15 dias e o outro nos 15 dias restantes. Já os grupos de habilidade manual serão renovados a cada dez dias. Os demais participarão do Salão do início ao fim”, explicou.

Negócios – Estão sendo previstas cerca de 6 mil visitas diárias ao evento, chegando a 8 mil nos sábados e domingos. Para Ladjane Barbosa, as expectativas são de ótimos negócios para os produtores que vão participar do evento. “As oportunidades para eles são muito grandes, já que o fluxo de turistas no local será bastante alto. Lá, os produtores vão poder gerar negócios diretos e ainda firmar contatos para encomendas futuras”, destacou.

Nos dias 24 e 31 deste mês, vésperas de Natal e de Ano Novo, respectivamente, o evento vai funcionar em horário especial, das 10h às 18h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atividades.