Fale Conosco

25 de março de 2014

Governo prepara técnicos de Vigilância em Saúde para ações em grande eventos



O Governo do Estado define o Plano de Ação para atividades em eventos como a Copa do Mundo, Maior São João do Mundo e outros acontecimentos que, nos próximos meses, devem aumentar o movimento turístico na Paraíba. As ações em debate abrangem tanto a parte assistencial quanto as questões de competência das vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epdemiológica e de Saúde do Trabalhador, do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) e da Secretaria de Estado da Saúde.

Como parte deste trabalho, está sendo realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos do Estado da Paraíba (Cefor/PB) a Oficina de Coleta de Produtos e Amostras Biológicas e Investigação de Surtos para Eventos em Massa. O evento foi aberto nessa segunda-feira (24) e acontece até a próxima sexta-feira (28).

Representando a Vigilância Sanitária estadual, a diretora geral da Agevisa/PB, engenheira de Alimentos Glaciane Mendes, ressaltou a importância do trabalho preventivo diante da perspectiva de grande fluxo de turistas de todas as partes do mundo que vêm ao Brasil acompanhar o campeonato mundial de futebol. “O trabalho preventivo corresponde a uma ação muito importante” afirmou Glaciane. Ela acrescenta que a coleta eficiente de amostras, por meio de técnicas específicas, proporciona resultados eficientes no sentido da promoção e da defesa da saúde da população.

“Mesmo não sendo sede da Copa do Mundo de Futebol, o Estado da Paraíba vem agindo de uma maneira muito importante, bastante proativa, seguindo ações fundamentais que visam a promoção da saúde, evitando riscos, e isso de forma conjunta, envolvendo todos os setores do Governo”, comentou a diretora da Agevisa, destacando o empenho de todos os setores governamentais ligados ao setor de Saúde no sentido de evitar os riscos, colocando a Paraíba na vanguarda dos Estados brasileiros em termos de ações preventivas de promoção da saúde pública.

Treinamento – A Oficina de Coleta de Produtos e Amostras Biológicas e Investigação de Surtos para Eventos em Massa abrange uma série de procedimentos que serão discutidos durante toda a semana no auditório do Cefor/PB, o primeiro deles relacionado ao tema “Coleta de amostras e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, apresentado na segunda-feira (24) pelo representante do Lacen/PB, Ivanildo Brasileiro, e dividido em subtemas como “Necessidade atual”, “Ensaios analíticos laboratorial no contexto do Sistema de Vigilância Sanitária”, “Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – Sislab” e “Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária”. Os trabalhos terão proseguimento nesta terçan-feira (25) e se estenderão até a próxima sexta-feira (28).

Clique aqui e confira a Programação